Osteorradionecrose pode surgir após radioterapia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Consequência do tratamento de neoplasias, a osteorradionecrose pode ser prevenida e tratada

Iatrogenias são doenças que surgem a partir de outro tratamento, como uma reação a medicamentos ou a erros médicos. Por exemplo, podemos considerar a osteorradionecrose como uma dessas patologias.

Por isso, neste artigo, vamos conversar mais sobre a osteorradionecrose. O que é? Como surge? Quais os caminhos de prevenção e tratamento?

Osteorradionecrose é causada pelo tratamento radioterápico que pacientes portadores de tumores malignos de cabeça e pescoço podem sofrer. Sua maior incidência é na mandíbula. Frequentemente encontra-se associada à lesões na pele, na mucosa e nos músculos.

Características da Osteorradionecrose

Em palavras simples, a radiação da radioterapia causa uma redução sanguínea em algumas regiões do paciente. O que causa a morte dos tecidos daquela região e abre espaço para uma série de doenças.

Em termos médicos, a osteorradionecrose é quando o osso irradiado sofre uma hipovascularização, hipocelularização e hipóxia tecidual. Isso o torna incapaz de promover uma cicatrização de qualidade e a necrose de tecidos.

Causas da Osteorradionecrose

Vários fatores podem induzir a osteorradionecrose. Desse modo, é preciso que o paciente tenha sido exposto à radiação, mas há outros fatores que podem acelerar ou intensificar o processo.

A higiene bucal é um dos principais motivos. Muitas vezes, a higienização da boca é deixada de lado durante tratamentos severos como os de neoplasias.

No entanto, esse quadro só aumenta as chances de diversas outras doenças surgirem. Os dentes cariados, por exemplo, são vias de infecção. Com eles, o processo de necrose pode ser acelerada junto aos agentes invasores.

Afinal, a cárie dentária é uma lesão estrutural consequência da proliferação de bactérias e infecção bucal. O tabaco e o álcool também contribuem fortemente para o quadro de necrose óssea.

Profilaxia da Osteorradionecrose

A melhor profilaxia para osteorradionecrose é garantir que todo paciente que paciente que for submetido a um tratamento com radioterapia da cabeça e do pescoço tenha acompanhamento odontológico.

Esse acompanhamento deve começar antes do tratamento e só deve diminuir as regularidades de consulta após um ano do fim da radioterapia.

Isso permite que o cirurgião-dentista tenha controle sobre qualquer doença bucal. Assim, através de exames clínicos e de imagem, faça o diagnóstico das doenças em seu início.

Um paciente da radioterapia deve ter seu compromisso com o dentista tão sério e próximo quanto de seus médicos oncologistas.

Tratamento da Osteorradionecrose

Existem diversas opções de tratamento para a necrose óssea causada por radiação. Nos estágios precoces da doença, pode se realizar um tratamento simples, mais de controle.

Isso porque muitas lesões podem curar-se espontaneamente. Já nos casos mais avançados, é possível usar:

  • Terapia com ultra-som;
  • Irrigações com soluções anti-sépticas;
  • Antibióticoterapia;
  • Oxigenoterapia hiperbárica;
  • Cirurgia.

O importante é não deixar de procurar ajuda odontológica caso sinta qualquer dor ou desconforto constante na região da face e pescoço. Lesões na mucosa e na pele também devem levantar suspeitas!

A osteorradionecrose é uma iatrogenia severa, mas que possui tratamentos e prevenções. Então, nada de marcar bobeira! Utilize os conhecimentos desse artigo ao seu favor e evite problemas maiores!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.