Lesões pigmentadas precisam do diagnóstico certeiro

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as principais lesões pigmentadas da cavidade bucal

Alterações na cavidade bucal são sempre motivo de atenção. Isso porque a saúde pode ficar comprometida caso não haja o acompanhamento do dentista. As lesões pigmentadas são exemplos de mudanças na boca.

Normalmente, a nossa mucosa oral é rosa. Por isso, qualquer manifestação das lesões pigmentadas é aparente. Mas, é preciso o diagnóstico certeiro do tipo de lesão para o planejamento do melhor tratamento.

As lesões pigmentadas são irregularidades encontradas na nossa boca. Elas são chamadas de pigmentadas por conta da coloração anormal.

Também são conhecidas como lesões enegrecidas ou lesões escuras. Isso por conta da cor da ferida. Neste artigo, iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre as lesões pigmentadas. Vamos começar?

Principais lesões pigmentadas

As principais lesões escuras da cavidade bucal são:

  • Hemangioma: é um tumor benigno mais comum em crianças. Ele consiste no acúmulo de vasos sanguíneos em determinada região do corpo, formando uma mancha avermelhada. Em geral, a lesão pigmentada é motivada por alguma questão genética, hormonal ou mecânica, podendo ocorrer de forma congênita;
  • Granuloma piogênico: é uma lesão tumoral avermelhada. Em geral, o tumor oral aparece na gengiva, podendo ser visto também na língua ou em outras partes da boca, como os lábios e o interior das bochechas;
  • Granuloma periférico de células grandes: é uma lesão avermelhada ou azulada;
  • Eritroplasia: é uma lesão na mucosa oral. A lesão manifesta placas avermelhadas e redondas. Em alguns casos, ela é a primeira indicação de um câncer e uma displasia;
  • Sarcoma de Kaposi: lesões avermelhadas nas mucosas da boca e da garganta;
  • Nevo: é uma mancha enegrecida ou marrom;
  • Melanoma: é um tumor maligno caracterizado pelo escurecimento da região afetada. Na boca, o palato é a região mais frequente para a manifestação do tumor; e
  • Tatuagem por amálgama: lesões bucais cinzas, azuis ou negras mais frequentes na gengiva, mucosa alveolar e mucosa jugal.

Como fazer o diagnóstico certeiro da lesão pigmentada?

Assim que você notar alguma alteração na boca, marque uma visita ao profissional de confiança. Desse modo, ele consegue realizar o diagnóstico correto. Mas como o diagnóstico é realizado? Bom, o profissional realizará exames.

O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.

No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica bucal do paciente. Caso haja necessidade, o cirurgião-dentista pode pedir por exames complementares, como biópsias e exames laboratoriais.

O cirurgião-dentista planeja o melhor tratamento de acordo com os resultados do diagnóstico. Por isso é importante ir ao dentista para você ter o melhor tratamento para a sua lesão pigmentada.

Cuide saúde bucal e evite lesões pigmentadas!

O melhor caminho para se prevenir contra as lesões escuras é tomar cuidados básicos!

Desse modo, tenha uma atenção especial com a sua higiene oral. Escove os dentes depois das refeições, passe o fio dental e use o enxaguante bucal.

Além disso, tenha uma alimentação balanceada e não se esqueça de se manter hidratado.

Faça visitas regulares ao seu cirurgião-dentista de confiança para estar sempre atento caso haja manifestação das lesões pigmentadas.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!