Hemangioma pode se manifestar nos lábios e na língua

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Acúmulo de vasos sanguíneos provoca aparecimento de mancha avermelhada

Patologias genéticas são geralmente causadas por anormalidades no DNA. São condições hereditárias, que podem se manifestar em diversas partes do corpo como, por exemplo, o hemangioma.

Esta complicação pode prejudicar a saúde bucal. Mas, afinal, o que é o hemangioma?

Hemangioma é um tumor benigno mais comum em crianças. Ele consiste no acúmulo de vasos sanguíneos em determinada região do corpo, formando uma mancha avermelhada.

Em geral, a lesão pigmentada é motivada por alguma questão genética, hormonal ou mecânica, podendo ocorrer de forma congênita. Isso significa que sua formação acontece quando o bebê ainda está na barriga da mãe.

Além disso, essa lesão pode se manifestar em qualquer parte do corpo, com preferência para o rosto, couro cabeludo, peito ou nas costas.

Tipos de Hemangioma

O hemangioma em bebê pode ser dividido em dois tipos: o congênito e o infantil. O congênito é aquele que tem formação prévia ao nascimento.

Já o infantil tem seu desenvolvimento durante as primeiras semanas de vida, crescendo até o primeiro ano.

Sintomas do Hemangioma

Em geral, a lesão é assintomática. Contudo, o tumor pode ser responsável por fortes dores e a formação de úlceras.

Além disso, sangramentos, infecções, deformações de tecidos e, em casos mais graves, assimetrias faciais também podem estar associados ao problema.

Dependendo do local em que ocorrer, o tumor ainda pode comprometer o desenvolvimento de algumas funções. Exemplo disso são problemas de visão ocasionados por hemangiomas nos olhos.

Hemangioma e Saúde Bucal

Muita gente desconhece a relação entre hemangioma e odontologia. Porém, é comum que esse tumor se manifeste na região da boca.

Quando isso acontece, existe preferência pela língua, pelo lábio inferior e pela mucosa jugal. Ou seja, o interior das bochechas.

O hemangioma no lábio, assim como os que acometem outras áreas da boca, representam um risco para a saúde bucal. Isso porque a lesão pode ser uma porta de entrada para infecções ocasionadas pela ação de bactérias.

Na maioria das vezes, esse tipo de tumor é pode ser viso por meio de observação ou exames radiográficos. Desse modo, a descoberta de uma lesão pigmentada na boca pode acontecer após uma visita ao dentista.

Tratamentos do Hemangioma

Nos casos menos graves, o tratamento da lesão pode consistir apenas em acompanhamento e vigilância. Isso porque é comum que o tumor desapareça de forma espontânea.

O profissional que será responsável pelo tratamento depende do local de ocorrência do tumor. Hepatologistas avaliam e acompanham lesões no fígado, assim como médicos dermatologistas analisam lesões na pele.

A cirurgia é indicada em casos nos quais a lesão provoca complicações de maior gravidade.

Exemplos são a obstrução das vias respiratórias, interferências na visão ou na audição, ou quando representa um empecilho para o trabalho do coração.

Outros tratamentos possíveis, além da cirurgia, são a laserterapia ou a escleroterapia. Sua funções são reduzir o fluxo de sangue e a eliminação de alguns vasos.

Ainda, o profissional pode indicar uso de medicamentos que visam diminuir a proliferação dos vasos. O tratamento ideal é escolhido de acordo com algumas características específicas da lesão, como:

  • Seu tamanho;
  • Sua localização;
  • A idade do paciente;
  • O fluxo sanguíneo da lesão;
  • A viabilidade técnica do tratamento.

É importante verificar a existência de um hemangioma, pois ele pode ser facilmente confundido com problemas mais graves, como um câncer de pele.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.