DENTISTAS

Osso alveolar: a sustentação e proteção dos seus dentes

Osso alveolar: a sustentação e proteção dos seus dentes

O osso alveolar é um dos mais importantes para garantir a sustentação da estrutura dentária

Aqui na Simpatio, já conversamos sobre a anatomia da boca. Em outros artigos, detalhamos cada parte que compõe a região oral e garante a totalidade das funções. Agora, chegou a vez de conversarmos mais sobre o osso alveolar.

Nesse artigo, você irá encontrar todas as informações sobre o osso que sustenta toda a arcada dentária. Para começar, vamos a definição do que é o osso alveolar:

O osso alveolar é o nome dado ao tecido ósseo compacto que compreende a superfície do alvéolo dental. Ele, junto com o cemento radicular e as fibras do ligamento periodontal, formam os tecidos de sustentação dos dentes.

É responsável também pela distribuição de forças geradas durante a mastigação e outras formas de contato entre os dentes.

Características do osso alveolar

A lâmina dura, outro nome para esse osso, pode ser considerada um tecido conjuntivo especializado mineralizado porque seu tecido é formado por matriz orgânica e por cristais de hidroxiapatita.

Sua constituição é feita de forma que ele possa realizar suas funções de proteção e sustentação sem atrapalhar a irrigação e outras estruturas.  Desse modo, a maioria delas passa por dentro do osso para checar a raiz dos dentes.

A principal função do osso alveolar é, sem dúvidas, a sustentação e proteção dos demais tecidos de sustentação. Por isso, sofrer perda desse tecido ósseo pode comprometer toda a estrutura bucal e funções orais.

Doenças do osso alveolar

Existe uma série de doenças que podem afetar o tecido ósseo alveolar. Desse modo, todas as doenças que atacam os tecidos adjacentes podem afetá-lo em maior ou menor grau.

No entanto, a doença mais preocupante é a perda óssea. Confira mais sobre essa doença:

Perda óssea alveolar

A perda óssea dentária tem duas causas principais. Cada uma delas afeta um grupo diferente.

A primeira causa é a velhice. Na terceira idade, as pessoas costumam ter problemas com desgaste ósseo. A boca não é uma exceção. Se o paciente idoso tem osteoporose e/ou diabetes, o risco de perda óssea aumenta.

A segunda causa pode afetar pessoas de qualquer idade, gênero e classe. A má higienização bucal é o principal fator para perda óssea.

Sim! Algo tão simples como não escovar os dentes (ou escovar de forma errada) pode levar a perda de todos os seus dentes e do osso alveolar.

O motivo é básico: sem a higienização adequada você fica suscetível a doenças como a gengivite.

A evolução dessa doença é a periodontite. Sua gengiva é consumida pelas bactérias que desgastam seu osso alveolar.

Por esse motivo, os dentes tortos podem ser uma terceira causa. Se você não tomar os devidos cuidados de higiene com os dentes desalinhados, eles se tornam uma porta de entrada para diversas doenças.

Esse quadro coloca em risco sua gengiva e ossos!

Cuidados com o osso alveolar

A melhor forma de cuidar do tecido ósseo de sustentação é mantendo uma excelente higiene bucal. É preciso escovar os dentes de forma correta e ter outros cuidados, como passar fio dental e usar enxaguante bucal.

As idas ao dentista, de seis em seis meses, também garantem a saúde da sua boca. Um dentista consegue identificar sinais de doenças com um simples exame clínico, o que acelera o diagnóstico e o tratamento.

Gostou de conhecer mais sobre o osso alveolar? Continue acompanhando a Simpatio para descobrir mais sobre as partes da boca!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também