Confira como funciona a franquia odontológica Ortoplan

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Se você gostaria de abrir o seu primeiro consultório, mas não sabe por onde começar ou acredita que começar tudo do zero pode ser complicado demais, as opções de franquias podem ser um bom negócio para você. Afinal, inciar uma marca sem reconhecimento de mercado pode ser bem arriscado. Por isso, falaremos sobre a Ortoplan.

Um modelo de negócio, como a Ortoplan, possui inúmeras vantagens, dentre elas destacam-se a popularização desse modelo e seu constante crescimento no mercado, o que a torna uma grande oportunidade de investimento. Além disso, o aumento da demanda por serviços odontológicos tem crescido junto com esse mercado.

A Ortoplan é uma franqueadora do ramo odontológico criada em 1998 pelos dentistas Dr. Alessandro Schwertner e Dr. Faisal M. Ismail, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Atualmente, possui cerca de 47 unidades em funcionamento, sendo duas com abrangência internacional e somando 20 anos de experiência no mercado.

Como funciona o sistema de franchising?

A rede de clínicas odontológicas Ortoplan funciona a partir do sistema de franchising. Você sabe o que é isso?

O sistema de franchising é uma estratégia de negócio caracterizada pela concessão do direito de uso de marca, patente, de know-how, de distribuição de produtos e de serviços de uma franqueadora para o seu franqueado.

Cabe à rede franqueadora oferecer ao seu franqueado o uso de seu sistema, sua tecnologia, seu treinamento, sua assistência, seu apoio de gestão, sua credibilidade da marca e sua assessoria.

O franqueado deve, para isso, devolver um pagamento periódico à franqueadora pelo uso da marca, essa pagamento é chamado de royalties.

Entretanto, o sistema de franchising é livre de subordinações empregatícias para com a franqueadora, possuindo liberdade econômica e jurídica. Do mesmo modo, o fraqueado também não possui nenhuma participação na empresa franqueadora, como nos lucros, por exemplo. Seu lucro é o produzido pela própria unidade.

Dessa forma, as duas partes respondem individualmente pelos seus atos, tendo autonomia financeira, empresarial e jurídica.

O mercado de franchising está em constante evolução. A Associação Brasileira de Franchising (ABF), por exemplo, divulgou que no 2º semestre de 2019 o desempenho do franchising foi de 5,9%, sendo que o índice de Confiança do Consumidor e Empresarial também apresentou crescimento em comparação ao ano de 2018.

A geração de emprego por meio desse sistema também tem crescido. Em 2018, esse crescimento foi de 8,8%, mantendo um contínuo crescimento no 2º semestre de 2019, de acordo com a ABF.

Quais os benefícios de investir na Ortoplan?

Um dos principais benefícios adquiridos quando se investe em uma franquia é o uso de uma marca que já possui credibilidade e reconhecimento no mercado. Além disso, nem todos os dentistas possuem habilidades em gestão de negócio, de maneira que, ao investir em uma franquia, o profissional pode se preocupar apenas com as questões pertinentes à odontologia.

Confira, a seguir, os principais benefícios que a Ortoplan oferece aos franqueados:

Apoio na gestão do consultório

Manter um negócio sozinho não é uma tarefa nada fácil. Além de ser preocupar em ser um profissional competente na área odontológica, cabe a ele ainda funções administrativas.

Quando se investe em uma franquia, porém, o profissional recebe apoio para a abertura e a implantação do seu negócio, além de treinamento de gestão da clínica e a disponibilização de softwares administrativos para auxiliar o empreendedor.

Negócio inserido no mercado

Esse benefício destaca-se por si só. Afinal, começar uma marca do zero pode trazer inúmeros desafios e riscos. Um franqueado, no entanto, recebe o benefício de carregar o nome de uma marca de credibilidade já inserida no mercado, proporcionando ao empreendedor uma vantagem competitiva.

Além disso, o modelo de negócio Ortoplan já é consolidado, testado e aprovado pelos franqueadores, o que diminui drasticamente os riscos que envolvem abrir um novo negócio.

Plano de negócio e planejamento de gestão

Definir um plano de negócio pode ser um desafio para os empreendedores iniciantes. Além disso, a definição desse plano demanda certo tempo e experiência. No entanto, as franquias Ortoplan possuem um plano de negócio já previamente definido.

Ela ainda conta com um planejamento de gestão padrão a ser seguido. Dessa maneira, o investidor já terá os custos da sua unidade piloto como comparativo, impedindo que seu fluxo de caixa seja comprometido.

Plano de Marketing

É imprescindível que um bom empreendimento conte com um ótimo plano de marketing. Afinal, as estratégias de marketing são um dos pilares mais importantes para o crescimento da marca.

A franquia Ortoplan conta com estratégias de marketing já estabelecidas e aprovadas, proporcionando segurança ao franqueado a respeito da credibilidade da marca.

Quanto custa investir na Ortoplan?

A Ortoplan é uma rede de franquias que possui o conceito “FOR YOU”. Segundo a marca, esse conceito consiste em um modelo com baixo investimento inicial e operação simplificada.

Esse conceito possui o objetivo de gerar oportunidades, além de proporcionar ao investidor a possibilidade de ajustar seu investimento inicial de acordo com a localidade e com o layout para cada região.

Assim, o formato FOR YOU permite uma forma mais simples, justa e customizada de ter sua clínica odontológica. Confira, a seguir os planos oferecidos pela Ortoplan:

Modelo Smart For You Investidor – Dentistas

Modelo Plus For You Investidor – Dentista

  • Cidades de Médio e Grande porte;
  • A partir de 4 Cadeiras Odontológicas;
  • Modelo Empresarial;
  • Retorno do Investimento em 24 meses;
  • Público Alvo – Classes A, B e C.

Modelo For You Mais Justa Investidor – Dentistas

  • Layout adaptado;
  • Cadeiras conforme necessidade;
  • Investimento conforme adaptação do imóvel;
  • Modelo Empresarial;
  • Público Alvo – Classes B e C.

Estipula-se um valor de R$ 65.000 para investimento, a depender do plano escolhido. Calcula-se um faturamento médio mensal em cerca de R$ 100.000.

Para mais informações, consulte o site oficial ou entre em contato com os consultores Ortoplan.

Ortoplan e suas especialidades odontológicas

As clínicas Ortoplan possuem uma grande diversidade de especialidades odontológicas. Confira:

  • Laserterapia;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Implantodontia;
  • Dentística estética;
  • Estomatologia;
  • Halitose;
  • Bruxismo;
  • Articulação Temporo-mandibular (ATM);
  • Apneia do sono;
  • Cirurgias;
  • Ortodontia;
  • Periodontia;
  • Odontopediatria;
  • Prótese dental;
  • Endodontia.

Gostou da opção de investimento Ortoplan para abrir o seu primeiro consultório? Trata-se de um modelo mais simples e com menos burocracias, o que pode ser exatamente o que você precisa. Não se esqueça de conferir nossas outras dicas fundamentais para abrir e ter sucesso no seu primeiro consultório odontológico.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.