Como economizar nas despesas de um consultório odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com algumas mudanças simples é possível reduzir os custos em uma clínica ou consultório

Para que um consultório funcione é necessário investimento em materiais e equipamentos, fora todas as outras despesas inclusas. Por isso, saber como economizar e reduzir os custos é questão de sobrevivência.

Com um mercado cada vez mais competitivo em diversas áreas, inclusive na odontologia, é importante se reinventar para ter como economizar sempre.

Dessa forma, não há segredo, entender como economizar no consultório odontológico é pesquisar, conhecer e analisar, estocar e mais alguns.

Se vocês quer algumas dicas para ajustar seus gastos no consultório odontológico e ter uma vida financeira saudável, confira todas as nossas dicas neste artigo.

Análise Geral das Despesas

Para entender de onde os principais e mais altos gasto vêm, é preciso ter todas as despesas do consultório odontológico sob controle e estar inteirado dos números.

Desde de gastos com aluguel do local, com funcionários, impostos, devem ser levados em conta. Também as despesas flexíveis, ou seja, os gastos do dia a dia.

A organização é fundamental, então manter uma planilha de controle pode ser uma ótima ideia e uma forma bem simples de se organizar.

Controlando Contas a Pagar

Muitos dos gastos de várias empresas acabam se resumindo em multas por atraso nos impostos. Nesse caso, é importante então organizar perfeitamente as datas para que não ocorra esse gasto desnecessário.

Existem várias ferramentas que podem auxiliar nesse controle, indicando faturamento, se os gastos serão cobertos sem problemas, se haverá e de quanto será o lucro e muito mais.

Fique sempre atento ao fluxo de caixa. Perder o controle de quanto entra e quanto sai é o primeiro passo para os gastos excessivos e desnecessários.

O valor economizado pode ser revertido para outras áreas que exigem mais investimentos.

Estoque de Materiais e Equipamentos Ajudam a Economizar!

Além de ajudar na economia, manter um estoque de materiais evita o desperdício e não prejudica o trabalho do dentista.

Manter um controle através de planilhas ou outras ferramentas também é um boa saída para saber o que falta e o que está sobrando nos materiais.

Os equipamentos são mais delicados. Por não serem exatamente descartáveis, os preços são mais altos. Desse modo, pesquisar as diferentes opções de marcas ajudará na escolha.

A manutenção dos mesmos é algo inesperado e, geralmente os valores são altos. É interessante nesse caso então, realizar a manutenção preventiva para evitar danos maiores, logo, mais caros.

Economize nos Gastos com papel e Impressão!

Ainda é comum que muitos consultórios e clínicas façam uso muito grande de papéis. Dessa forma, investir na automação desses processos pode ser uma saída de como economizar no consultório odontológico.

Existem softwares de gestão e trabalho, por exemplo, que irão te economizar tempo e dinheiro, realizando vários procedimentos online, evitando assim o gasto de papeis.

A tecnologia é uma grande aliada nesse quesito. Manter os prontuários dos pacientes em ferramentas online, além de reduzir o uso de folhas, permite que dentista e paciente tenham acesso a qualquer lugar e hora.

Como Economizar em Água e Luz?

Substituir equipamentos antigos que, automaticamente necessitam do uso de mais energia, é uma ótima opção para reduzir os custos com luz.

Dessa forma, o mesmo serve para outros aparelhos que a clínica possa ter como ar-condicionado, refrigeradores, microondas e televisões antigas.

Já na conta de água, existem empresas especializadas em instalar dispositivos que podem reduzir o consumo de água em até 10% do normal.

Detalhes que fazem a diferença para economizar no consultório!

Outros detalhes que possam vir a passar despercebidos mas que estão presentes na rotina do dia a dia, podem ajudar na economia das despesas do consultório odontológico.

Alguns exemplos são:

Ficou claro que as alternativas de como economizar no consultório odontológico existem, certo? Basta agora se organizar e por em práticas essas dicas!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!