Ortopedia maxilomandibular ancorada por ossos? Conheça a técnica!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Técninca de ortopedia maxilomandibular ancorada por ossos dispensa o uso do aparelho móvel

Diversos são os problemas ósseos que podem acometer a região da face e impedir que possuamos um sorriso alinhado e harmônico, como a má oclusão. Uma das técnicas que visa a correção óssea nesses casos é a ortopedia maxilomandibular ancorada por ossos.

A técnica da ortopedia maxilomandibular ancorada por ossos dispensa a necessidade do uso do aparelho removível durante o tratamento, o que reflete numa constante evolução tanto da ortopedia quanto da ortodontia. Mas você já ouviu falar dessa técnica?

A ortopedia maxilomandibular ancorada por ossos, também conhecida como sistema BAMO, é uma técnica inovadora que usa a força de implantes e molas presas à dentição para que o crescimento facial seja corrigido.

Como funciona a ortopedia maxilomandibular ancorada por ossos?

A má oclusão pode se desenvolver devido a inúmeros fatores, como o prognatismo ou o retrognatismo mandibular.

Para solucionar os problemas que provém da deficiência do terço médio da face, alguns tipos de tratamentos vem sendo utilizados, entre eles a implementação do uso de miniplacas com ancoragem esquelética.

Contudo, ainda assim, essa modalidade de tratamento demanda a colaboração do paciente para o sucesso do tratamento, já que requer o uso de elásticos. Além disso, é considerada uma intervenção cara e invasiva. Isso porque é preciso realizar duas cirurgias, uma de instalação e outra de retirada das placas.

A técnica de ortopedia maxilomandibular com ancoragem óssea, por outro lado, utiliza mini-implantes. Trata-se de um procedimento que não demanda cirurgias complexas e nem colaboração do paciente para o sucesso do tratamento.

Assim, um dos principais objetivos do BAMO é melhorar o perfil côncavo, produzir um avanço ortopédica da maxila e controlar o crescimento mandibular.

Além disso, a técnica possibilita o uso na dentição mista, pois o mini-implante perfura somente o local chamado de cortical externa. Então, diminui os riscos de trauma nos dentes permanentes que estão em formação.

O sistema BAMO usa molas helicoidas e mini-parafusos de 3 mm no lugar do aparelho extrabucal. As molas ficam presas na dentição superior e inferior por meio de tensores que transmitem força aos implantes presos ao osso, permitindo a modificação do crescimento craniofacial.

Quem pode usar o sistema BAMO?

A ortopedia maxilomandibular BAMO dispensa o uso do aparelho removível, pois a própria técnica já realiza o avanço ortopédico maxilar, o que corrige o problema da má oclusão sem a necessidade de usar outros procedimentos.

No entanto, como qualquer tipo de tratamento ortodôntico ou odontológico, existem contraindicações para esse técnica, significando que nem todo paciente pode ser beneficiado por ela.

Nesse caso, os pacientes com hipoplasia – doença caracterizada pelo desenvolvimento incompleto dos tecidos do corpo, como a boca – não podem fazer uso da técnica.

Outros pacientes devem consultar um ortodontista de confiança para analisar qual o tratamento mais indicado para a má oclusão, uma vez que cada caso demanda um tipo de cuidado diferente.

Gostou de conhecer a ortopedia maxilomandibular ancorada por ossos? Consulte agora mesmo um ortodontista e verifique a viabilidade do tratamento para o seu caso.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!