Oligodontia diminui a quantidade de dentes na boca de crianças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Condição genética altera número de dentes na arcada

A ausência de dentes na arcada dentária é mais comum entre adultos e idosos. Contudo, não significa que não pode atingir até mesmo os bebês, em casos de oligodontia.

Caso os dentes do seu filho não nasçam de maneira adequada, recorra ao dentista para saber se não é um caso de oligodontia.

Oligodontia é uma condição congênita na qual uma pessoa conta com seis ou mais dentes ausentes, sem levar em consideração os terceiros molares (sisos), em sua arcada dentária.

Ela pode ser considerada um tipo específico e grave de agenesia dentária, cuja classificação se diferencia pelo número de elementos faltantes.

O que é agenesia dentária?

Agenesia dental é uma anomalia dentária. Ela consiste na ausência congênita do dente. Isso significa que o bebê nasce sem o tecido que dará origem ao dente de leite ou ao permanente.

Uma vez que essa disfunção pode atingir apenas um dente ou vários, os casos são separados de acordo com a quantidade de elementos na arcada dentária. Desse modo, podemos classificá-los em:

  • Hipodontia: condição na qual há a ausência de 1 a 5 dentes;
  • Oligodontia: condição na qual há a ausência de 6 ou mais dentes;
  • Anodontia: condição na qual há a ausência de todos os dentes.

Hipodontia dentária

A hipodontia dental é mais comum em meninas e pode levar ao desenvolvimento de diversos problemas bucais.

Isso inclui dificuldades na mastigação. A longo prazo, ocorrem complicações no desenvolvimento dos ossos faciais, quando a situação é mais severa.

Apesar de ser notada facilmente na boca da criança, o diagnóstico dessa condição só é confirmado após a realização de exames radiográficos.

Além disso, é importante ressaltar que o exame deve ser feito de maneira mais rápida possível, a partir dos três anos do bebê, para agilizar o tratamento adequado.

Oligodontia dentária

Em geral, o desenvolvimento dessa condição pode estar associado a outras condições sindrômicas presentes no organismo.

Contudo, isso não é uma regra, sendo que a oligodontia também pode estar relacionada com predisposições genéticas, por exemplo.

Nesses casos, é frequente que seu desenvolvimento seja fruto de alterações nos genes PAX9 e MSX1.

Além do grande impacto na estética do paciente, as manifestações bucais em pacientes com oligodontia também acarretam dificuldade para mastigar e falar.

Anodontia dentária

A anodontia consiste na ausência total de dentes na arcada dentária. Ela pode ser total ou parcial, sendo que a anodontia total é uma condição extremamente rara.

Essa anomalia pode ter origem autossômica ou heterossômica e atingir a dentição decídua e permanente.

O principal motivo para essa condição é genéticos e, antes de sua confirmação, deve ser realizado um exame radiográfico. Os efeitos da anodontia são diferentes nos casos de alteração parcial ou total.

Aqueles que contam com a ausência parcial dos dentes podem apresentar, posteriormente, problemas de má oclusão, além de mudanças estéticas.

Já os casos totais são mais graves e mais complexos, ocasionando grande mudança função mastigatória e da fala.

Tratamentos da Oligodontia

O tratamento de oligodontia, assim como dos outros tipos de agenesia dentária, consiste ou no fechamento de espaços entre os dentes ou a abertura de espaços para que seja realizada reposição com próteses dentárias.

O dentista é o profissional ideal para indicar qual o melhor tratamento em casos de oligodontia e em qualquer alteração dentária.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.