Anomalias dentárias existem e prejudicam o seu sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Assim como qualquer outra parte do corpo, os dentes podem sofrer com anomalias

O corpo humano é formado pelo DNA, um conjunto de genes que pode sofrer mutações. Além disso, hábitos ou posturas também podem alterar nosso corpo. Os dentes não escapam e existem uma série de anomalias dentárias.

Nesse artigo, vamos conversar sobre essas anomalias e seu impacto na saúde bucal. Então, o que são as anomalias dentárias?

As anomalias dentárias são distúrbios que afetam o desenvolvimento e o crescimento dos dentes. Estas anomalias alteram um ou mais aspectos, como a forma, tamanho, número, posição ou função dos dentes.

Nem todas elas significam problemas graves para a sua saúde bucal.

O que pode causar as anomalias dentárias?

As deformidades dentárias costumam surgir ainda nas primeiras décadas de vida. Isso porque muitas delas são hereditárias, então não demoram a aparecer.

No entanto, as anomalias podem ser causadas por outros fatores. Separamos cada um deles aqui, para que você entenda os riscos de cada um:

Fatores hereditários

São causados por alteração no DNA. Pode ser alguma alteração que aconteceu apenas naquele individuo ou uma passada de geração em geração.

Fatores congênitos

São causados ainda no útero da mãe. Esses problemas podem surgir pela ingestão de medicamentos ou drogas durante a gestação, além de deficiências nutricionais e distúrbios hormonais.

Fatores adquiridos

São causados por hábitos ou acidentes ao longo da vida. Alguns fatores famosos por causar anomalias são infecções, traumas, acidentes cirúrgicos e a má higiene.

Quais os tipos mais comuns?

Existem dezenas de anomalias. Listamos aqui as anomalias mais comuns:

  • Erosão;
  • Macrodontia;
  • Microdontia;
  • Abrasão;
  • Atrição;
  • Anquilose;
  • Hiperdontia;
  • Geminação;
  • entre outros.

Quais os impactos na saúde bucal?

Algumas dessas alterações podem prejudicar as funções do dente. Por exemplo, mudanças na estrutura comprometem a fala e a mastigação, além de ser um risco para a oclusão.

No entanto, diversas anomalias não impactam negativamente a saúde bucal. Parte delas porque não alteram gravemente o dente e outras porque podem ser facilmente controladas com tratamentos odontológicos.

Como as anomalias são tratadas?

Tudo depende do tipo de anomalia dentária. Algumas anomalias podem ser corrigidas com o uso de aparelhos ortodônticos.

Os casos onde a estrutura não é comprometida podem usar tratamentos estéticos para melhorar a aparência desses dentes.

Em casos mais graves, pode ser necessário fazer a extração de algum dente ou alguma outra cirurgia, seja por conta da anomalia ou de seus impactos. No entanto, não se desespere. Muitas anomalias sequer precisam de tratamento!

Como prevenir as anomalias dentárias adquiridas?

A melhor forma de evitar esse tipo de anomalia é cuidando da sua saúde bucal. Esse cuidado não se limita a escovação adequada e ao uso de fio dental.

É importante que você fique atento aos hábitos parafuncionais e a sua alimentação. Roer as unhas pode impactar na raiz do dente. Já a falta de cálcio, por exemplo, pode levar seu dente a ter problemas na estrutura e formação.

Agora que você já sabe o que são anomalias dentárias e como evitá-las, fique atento! E não se esqueça de ir regularmente ao dentista para manter seus dentes bem cuidados.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.