Odontologia na primeira infância é essencial para crianças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda a importância da odontologia na primeira infância e cuide da saúde bucal dos pequenos

Os cuidados com a saúde bucal do bebê devem ser observados mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos. Dessa forma, a odontologia na primeira infância exerce um papel de suma importância.

Por isso, a odontologia na primeira infância não deve ser necessária apenas após o surgimento de queixas quanto à saúde dos dentes, mas deve fazer a parte do desenvolvimento dos estágios da saúde bucal dos pequenos.

Odontologia na primeira infância é a especialidade odontológica que dedica-se aos cuidados da saúde bucal das crianças de 0 a 6 anos, tratando da estrutura bucal em todas as fases do seu desenvolvimento.

Por Que é Importante Consultar um Odontopediatra Mesmo Antes do Nascimento dos Primeiros Dentes do Bebê?

Se você pensa que consultar o odontopediatra só é necessário após o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, está enganado.

Os pais devem buscar a orientação do odontopediatra muito antes disso, até mesmo antes do nascimento do bebê, momento chamado de pré-natal odontológico.

Isso porque a odontopediatria não cuida apenas dos dentes propriamente ditos, mas de toda a estrutura bucal do bebê e da criança.

E, até mesmo antes do seu nascimento, o profissional poderá fornecer várias dicas e orientações quanto à saúde bucal na primeira infância.

Mesmo antes do aparecimentos dos dentinhos, o odontopediatra poderá instruir os pais sobre:

  • Uso correto da mamadeira;
  • Uso correto da chupeta;
  • Como usar a dedeira ou a gaze para limpar as gengivas do bebê;
  • Aleitamento;
  • Diagnóstico do freio lingual curto, que prejudica a amamentação;
  • Sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos;

Além de, é claro, avaliar a boquinha do bebê e conferir se está tudo certo com a sua saúde bucal.

Afinal, nessa fase, é muito comum algumas condições bucais, como o sapinho, decorrente do uso de chupetas e mamadeiras mal higienizadas.

E Depois que Surgem os Dentinhos?

Após a erupção dos primeiros dentes, o atendimento odontológico na primeira infância mostra-se ainda mais necessário, já que os cuidados bucais tendem a aumentar.

Além das orientação quando à saúde bucal, o odontopediatra também poderá instruir os pais quanto a uma alimentação adequada, de forma a evitar doenças orais.

Isso porque a primeira infância é o momento mais apropriada para criar bons hábitos alimentares. O profissional poderá orientar ainda quanto à:

  • Escolha da escova de dentes corretar para cada idade;
  • Escolha do creme dental ideal e quantidade correta a se usar durante a escovação;
  • Maneira correta da utilização do fio dental na primeira infância;
  • Manutenção da saúde, prevenção e controle de doenças orais através da odontologia preventiva.

O odontopediatra poderá ainda realizar limpezas dentais no consultório para evitar o acúmulo de placa bacteriana e cálculo dental, além do consequente aparecimento das cáries.

Ainda, manter consultas de rotina permitirá ao profissional analisar sempre a saúde bucal das crianças, a fim de evitar futuros problemas.

Consciente da importância da odontologia na primeira infância? Então procure agora mesmo um odontopediatra da sua confiança e mantenha a saúde bucal do seu filho em dia!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.