Odontologia preventiva evita complicações e doenças bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A odontologia preventiva é ideal para quem quer preservar a saúde bucal

Um sorriso bem cuidado não é apenas uma questão estética, mas também de qualidade de vida. Manter a saúde bucal em dia é o objetivo da odontologia preventiva.

Além de gerar muita dor e desconforto, algumas doenças orais, como certas infecções, podem acabar se proliferando por outras partes do corpo. A odontologia preventiva foi criada para evitar que essas doenças se desenvolvam.

Odontologia preventiva é a área da odontologia que atua na prevenção de doenças orais. Além disso, o profissional dessa especialidade também realiza procedimentos de manutenção da saúde bucal do paciente.

As pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos são as que mais necessitam da odontologia preventiva, uma vez que o tratamento requer manutenção durante os anos.

Consulta da odontologia preventiva

Para que o tratamento de prevenção odontológica seja realizado de maneira eficiente, é necessário que o paciente faça visitas regulares ao dentista. O ideal é se consultar a cada seis meses.

Assim, o profissional promoverá alguns tipos de prevenção e manutenção da saúde bucal, como:

  • Exames clínicos

Os exames feitos pelo profissional podem ser táteis, visuais ou radiográficos. Através deles é possível diagnosticar qualquer problema oral ou periodontal ainda em fase inicial de desenvolvimento.

Cáries, perda óssea e até câncer de boca podem ser reconhecidos nesse processo e, quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, mais rápido e fácil se torna o tratamento.

O dentista também verifica o funcionamento de próteses e restaurações, caso o paciente as possua.

  • Profilaxia dental

O profissional especializado em odontologia preventiva também realiza a profilaxia, ou seja, a limpeza no dente dos pacientes. Assim, a placa bacteriana presente nos dentes e o tártaro são removidos.

  • Polimento

Outras das técnicas utilizada pelos dentistas, o polimento visa remover manchas dos dentes.

Orientações da odontologia preventiva

Outra função do profissional da prevenção odontológica é orientar o paciente em relação às melhores maneiras de cuidar de sua saúde bucal. Entre os hábitos mais recomendados estão:

  • Realizar a escovação de maneira correta

Muitas pessoas não escovam seus dentes da maneira mais eficiente, seja pela quantidade de escovações diárias ou pelo tipo de escova utilizada.

O ideal é que a escovação ocorra três vezes por dia, após as refeições. Uma escova macia deve ser utilizada, junto com pasta de dente adequada.

A escovação é importante pois evita o acúmulo de placa bacteriana e restos de alimentos nos dentes.

Quando a escovação não é feita corretamente, as bactérias acumuladas podem gerar infecções e doenças orais, como a cárie e a gengivite.

  • Usar fio dental

A técnica é útil para limpar os dentes nas áreas que não são alcançadas pelas cerdas das escovas. Assim, a limpeza se torna mais completa.

  • Alimentação

A alimentação está diretamente relacionada à saúde bucal. Isso porque algumas substâncias contidas nos alimentos podem prejudicar ou desgastar o dentes.

Por isso, um dentista especializado em odontologia preventiva recomenda uma alimentação saudável e com poucos níveis de açúcar.

A odontologia preventiva é essencial para quem pretende preservar sua saúde bucal. Os métodos de prevenção ajudam a promover um sorriso saudável e bonito.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.