Odontologia minimamente invasiva beneficia dentistas e pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre essa técnica tão valiosa para nossa saúde bucal

Todas as áreas da saúde estão em constante evolução, e é claro que a odontologia não ia ficar de fora. Assim, foi desenvolvida a odontologia minimamente invasiva.

A técnica tende a beneficiar tanto os profissionais da área quanto os seus pacientes. Mas afinal, você sabe o que é a odontologia minimamente invasiva?

O propósito da odontologia minimamente invasiva é evitar desgastes desnecessários ao dente dos pacientes. Assim, tanto o procedimento operatório quanto o pós-operatório se tornam mais tranquilos e confortáveis.

A tecnologia arcaica do passado não permitia a realização dos procedimentos de forma minimamente invasiva.

Porém, com o passar do tempo, os materiais e aparelhagens dos consultórios se desenvolveram, possibilitando com que os dentistas recorressem com mais frequência e esse tipo de prática.

Odontologia minimamente invasiva envolve planejamento

Existe uma propriedade extremamente importante quando falamos de técnicas minimamente invasivas no consultório odontológico: a antecipação.

Trata-se de um série de procedimentos que possibilitam ao dentista realizar um planejamento completo do tratamento antes mesmo que o paciente sente na cadeira. Os principais deles são:

  • Tomografia computadorizada;
  • Exames de imagem, visando possibilitar uma visão geral da arcada dentária do paciente, espessura óssea e estrutura.

Assim, podemos dizer que a modalidade, além de se preocupar com o resultado final do tratamento, também foca bastante em realizá-lo da forma mais cômoda ao paciente, através de um prévio planejamento.

Quais tratamentos podem ser realizados?

Por ser uma variante odontológica que possibilita prever o resultado final do tratamento, muitas vezes a odontologia minimamente invasiva é associada à tratamentos estéticos, como por exemplo a colocação de facetas de porcelana.

Mas não se engane, a modalidade odontológica auxilia na realização de diversos outros procedimentos, como por exemplo:

  • Tratamento de cárie;
  • Tratamento da DTM;
  • Hipersensibilidade.

Em alguns casos, quando o paciente necessita de implantes dentários, a técnica também pode ser utilizada. Dessa maneira, o planejamento pode ser simplificado, melhorando a recuperação do indivíduo.

O dentista também pode realizar o diagnóstico das mais diversas doenças crônicas, buscando sempre realizar uma intervenção mínima nos casos que necessitem de algum tipo de tratamento.

Principais técnicas utilizadas na odontologia minimamente invasiva

Essa vertente da odontologia visa sempre a máxima preservação dos tecidos bucais do paciente, e para isso é necessária a utilização de algumas técnicas específicas. Vamos detalhar as 2 mais utilizadas:

  1. Utilização de câmeras intra-orais: esse dispositivo geralmente contêm uma fonte de luz e uma câmera embutida em sua ponta. Por ela é possível acompanhar a boca do paciente de forma extremamente mais detalhada. Assim, o profissional pode esclarecer algumas questões pouco visíveis a olho nu;
  2. Laserterapia: aqui o dentista pode optar pelo procedimento de alta ou baixa potência. A técnica ajuda a melhorar a precisão de cortes cirúrgicos, auxiliar na reparação de tecidos e diminuir a sensibilidade dos pacientes.

Agora você já sabe um pouquinho mais sobre essa técnica tão valiosa para os dentistas e seus pacientes.

A odontologia minimamente invasiva mostra o respeito que os profissionais devem possuir com os tecidos originais, uma vez que os materiais restauradores possuem um valor biológico muito menor para o nosso organismo.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.