CLÍNICAS

Odontologia humanizada é uma maneira de fidelizar pacientes

Odontologia humanizada é uma maneira de fidelizar pacientes
Odontologia humanizada é uma maneira de fidelizar clientes

Saiba qual é o papel da odontologia humanizada e qual é a sua influência para com os pacientes

Você sabe qual é o papel da odontologia humanizada no atendimento ao cliente atualmente?

A odontologia humanizada é uma técnica que serve para fidelizar clientes que vem ganhando força no Brasil e no mundo.

Odontologia humanizada é um método de tratamento odontológico que surgiu na última década e o transforma em algo mais tranquilo e acolhedor para vencer a chamada Odontofobia.

Mas como é possível fazer isso? Bem, existem diversas maneiras, mas as mais utilizadas são:

  • Presença e uso de recursos lúdicos nos consultórios.
  • Técnicas de relaxamento.
  • Aparelhos de ponta, tecnologicamente falando.
  • Livros dos mais diversos tipos.
  • Velas para perfumar o ambiente.
  • Uso de músicas no consultório.

Saindo um pouco do quesito de ambiente e decoração do consultório, conversar com o paciente para deixá-lo menos tenso ajuda também.

Da mesma forma, explicar quais procedimentos serão realizados e como serão feitos é algo que ajuda a relaxar o cliente.

Sendo assim, manter uma relação humanizada com o paciente pode ser considerado o passo crucial no processo.

Deseja saber mais sobre o atendimento odontológico humanizado? Confira aqui em nosso artigo!

Diferença Entre a Odontologia Humanizada e a Tradicional

Um atendimento humanizado na odontologia se diferencia dos atendimentos tradicionais, principalmente, por ser mais confortável, seja pelo uso de aromatizantes e de músicas, ou então pela boa relação interpessoal.

É uma técnica válida e recomendada, pois fará cada vez mais que o medo de consultórios dentistas suma, independentemente do motivo que o causou.

A intenção da odontologia humanizada é prestar mais atenção no paciente como pessoa.

Sendo assim, não se mantém um foco tão grande nas técnicas e doenças sem nem ao menos conversar com o cliente.

Não se trata de deixar de lado o profissionalismo e o bom trabalho, mas sim fazer com que a pessoa na cadeira se sinta tranquila e à vontade durante toda a consulta.

Uma vez que o paciente é bem tratado durante todo o tempo, existe uma maior chance de que ele volte ao mesmo consultório, gerando assim uma fidelização do cliente.

Existem Outras Dicas Para Deixar o Meu Atendimento Mais Humanizado?

Após traçado um planejamento para o consultório, o primeiro passo para conseguir fazer um tratamento mais humanizado é transformá-lo em um local acolhedor.

Entretanto, esse processo não gira apenas em torno da ambientação do consultório no sentido estético.

Junto disso estão: bom atendimento da recepção, cumprir horários marcados, conversar com o paciente e não tratá-lo apenas de maneira subjetiva.

E como maneira subjetiva podemos elencar principalmente a pressa para finalizar a consulta. Tendo isso como um forte princípio, aposte em conversar mais com os clientes.

Pergunte sobre as mais diversas coisas, sempre respeitando a privacidade.

Fale também sobre o procedimento de forma fácil de entender, e fique à vontade para fazer brincadeiras.

Lembre sempre que um bom atendimento odontológico não é medido apenas pela qualidade do serviço em si, mas também por tudo o que o envolve.

E além de possuir um consultório humanizado e um bom tratamento pessoal, é aconselhado também o uso de aparelhos mais silenciosos.

Existem pacientes que não marcam consultas pois acham que o barulho é muito alto, o que os irrita ou faz mal de alguma forma.

Qual é a Importância Desse Tipo de Tratamento Para os Pacientes?

Segundo uma pesquisa da Sociedade Americana de Odontologia, três a cada dez adultos tem medo de ir ao dentistas.

É válido ressaltar que não existe apenas uma forma que o medo pode surgir, mas sim diversas razões.

Uma pesquisa feita na Noruega mostra que pessoas com odontofobia estão mais propensos a possuir cárie e placas de tártaro.

Ambos os problemas são causados, entre outras razões, pelo baixo acompanhamento odontológico.

Sendo assim, é muito importante utilizar da odontologia humanizada para corrigir os problemas bucais desses adultos.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

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