Odontologia no exterior é uma boa opção para os brasileiros?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

É comum estudantes pensarem sobre intercâmbios ou cursos para fazer fora do Brasil

Quem nunca sonhou em fazer um curso profissionalizante ou mesmo uma graduação fora do país? Cursar odontologia no exterior, por exemplo, pode ser o objetivo de muitos jovens.

Tanto os alunos que ainda estão fazendo a faculdade, ou mesmo para os já profissionais que querem voltar a estudar, a odontologia no exterior é algo atrativo. Mas será que vale realmente a pena? Vamos conferir!

Cursar odontologia no exterior pode trazer riqueza cultural, aperfeiçoamento e, principalmente, aumentar o conhecimento em alguma área específica de especialização, por exemplo.

Além de ter contato com novas técnicas e métodos modernos que estejam sendo desenvolvidos fora do Brasil!

Odontologia no Exterior nos Estados Unidos

Com uma tradição de 140 anos na área e oferecendo um programa para estudantes internacionais, a Universidade de Michigan foi considerada a melhor Escola de Odontologia (School of Dentistry) dos Estados Unidos.

Criado em 1905, a Eastman Institute for Oral Health, há a Universidade de Rochester, em Nova York. É uma das que tem muitos programas para estudantes de outros países. As áreas que tem cursos disponíveis são:

Dessa forma, existe também a universidade de Minessota. Essa é muito reconhecida por realizar pesquisas nas áreas de dor orofacial, biologia oral, reparação e regeneração de tecidos, higiene dental e saúde bucal para adultos.

A Universidade da Califórnia, em San Francisco, tem muitos programas que envolvem as áreas de câncer bucal, biologia celular, saúde bucal das crianças, gestão de cárie e biologia craniofacial.

Eles tem quatro importantes departamentos:

  1. Biologia celular e tecidual
  2. Cirurgia oral e maxilofacial
  3. Ciências orofaciais
  4. Ciências odontológicas preventivas e restauradoras

Essa, é uma das que tem bom programas para estudantes estrangeiros de qualquer outro país. Alguns chegam até a conseguir bolsas de estudo no exterior.

Como é Cursar Odontologia no Canadá?

No Canadá, o local que está entre os mais recomendados para estudo de odontologia é a Universidade de Toronto.

Dessa forma, ela se destaca muito com pesquisas em ciência de ponta e materiais de última geração. Um exemplo são as nano partículas e terapias de células estaminais.

É interessante então para os que querem ser dentista no exterior, pois aceita estudantes estrangeiros e tem, inclusive, um programa especial para eles. Estão então acostumados a recebê-los.

Características do Curso de Odontologia no Exterior na Europa

A Universidade de Londres é uma das que possui diversos profissionais muito qualificados da Sociedade Britânica de Ortodontia, Sociedade Britânica de Periodontia e Royal College of Surgeons.

As oportunidades estão disponíveis e são, na maioria das vezes, destinadas então a estudantes internacionais, nas áreas de endodontia, cirurgia bucal, ortodontia e próteses

Assim, uma boa opção com diversas universidades, é para os que querem cursar odontologia em Portugal. Porém, nesse caso, o ENEM não é aceito.

Estudar Odontologia na Austrália

A Universidade de Sidney abriu seu primeiro curso de Odontologia em 1901. O foco deles está nas áreas de sedação consciente e controle de dor, e também do envelhecimento saudável.

Além disso, tem cursos também na área de patogenicidade microbiana, biomateriais, tecnologia e técnicas de implantes, regeneração de tecidos e terapias de intervenção mínima para o tratamento da cárie.

Intercâmbio de Estudantes Para Odontologia no Exterior

São diversas as opções de cursos de odontologia fora do Brasil. O que muitos alunos não sabem é que, muitas vezes, a própria faculdade faz essa ponte.

O que ocorre é um intercâmbio para estudantes de odontologia, que em alguns casos, recebem também aqui um estudante de fora.

Para os que desejam estudar odontologia no exterior, saibam que não é um futuro tão distante e que existem muitos caminhos para alcançar esse sonho.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!