Odontologia especializada pode beneficiar os pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são as principais e mais procuradas áreas de especialização da odontologia

Assim como acontece na medicina e em outras áreas da saúde, cada vez mais dentistas buscam a especialização, estabelecendo assim uma era da odontologia especializada.

Entretanto, apesar da odontologia especializada propor o aprofundamento em determinada técnica ou área da boca, o profissional não deve esquecer todo o conhecimento que adquiriu como generalista.

Nessa era, a especificidade é a palavra chave. Na odontologia especializada, cada parte da boca é individualmente analisada por um profissional focado na área, que deve aconselhar os tratamentos e procedimentos mais indicados para cada caso.

A especialização vale a pena?

Antes de tudo, é válido dizer que para o profissional, a especialização em odontologia é bastante conveniente. Afinal, conhecimento não ocupa espaço, não é mesmo?

Assim, ao se especializar em qualquer área da odontologia, o dentista estará impulsionando a sua carreira e ampliando a sua área de atuação, o que consequentemente amplia suas possibilidades no mercado de trabalho.

Além disso, uma vez que o profissional aumenta o seu arsenal de técnicas e conhecimentos odontológicos, ele pode atender seus pacientes com mais qualidade e eficiência.

Dessa forma, é possível dizer que dentistas especialistas realizam uma espécie de marketing oculto.

Seus pacientes observam a variedade e qualidade dos tratamentos dispostos na clínica odontológica, e assim recomendam os serviços daquele profissional para outras pessoas.

Talvez um dos únicos problemas da especialização ocorra quando o paciente fica pulando de profissional para profissional.

Por exemplo, um periodontista dificilmente irá tratar um canal. Ele irá recomendar que seu paciente consulte um endodontista, profissional responsável por este procedimento.

Contudo, não é obrigação do paciente saber em qual dentista especializado ele deve ir. Assim, essa migração pode ser incômoda e cansativa.

No meio dessa confusão, quem perde é o paciente, que além de gastar tempo, pode gastar altas quantias de dinheiro desnecessárias.

Em alguns casos, a divisão de áreas ainda pode, de certa maneira, confundir os profissionais na descoberta do diagnóstico final do problema de seu paciente.

Principais áreas da odontologia especializada

Abaixo você pode encontrar as principais áreas em que um odontologista pode se especializar. Confira a lista:

Ortodontia

Área bastante popular, a ortodontia é responsável por verificar o desenvolvimento da arcada dentária e, quando necessário, alterar a oclusão e a posição dentária com a utilização de aparelhos fixos ou móveis.

Implantodontia

É a área responsável por cirurgias e implante de próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais.

Nesse segmento, o profissional estará apto a implantar uma peça de titânio no interior do tecido ósseo, onde houve a perda do dente do paciente.

Odontologia legal

Trata-se de uma modalidade relativamente nova no meio odontológico. O profissional desse segmento estará apto a realizar exames e perícias judiciais visando à elaboração de laudos técnicos e atestados.

Ele está habilitado a fazer a identificação de corpos pela análise da arcada dentária. O profissional geralmente trabalha em universidades, convênios odontológicos ou no IML.

Periodontia

O especialista em periodontia cuida da saúde das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes por meio de raspagens, cirurgias e outros procedimentos em volta do dente.

Odontopediatria

A odontopediatria é a área da odontologia especializada que cuida das crianças. Esse profissional é fundamental em nossas vidas, uma vez que cuida da fase inicial do desenvolvimento de nossa dentição.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.