Odontologia antroposófica propõe tratamentos alternativos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com uma abordagem interdisciplinar, a odontologia antroposófica inclue tratamentos alternativos

Após se formar na faculdade de odontologia, são diversas as áreas de estudos e especializações acadêmicas que os profissionais podem optar. A odontologia antroposófica, por exemplo, é uma delas.

Dessa forma, com visões e outros tipos de ensinamentos, partindo de princípios diferentes, é interessante que todos os cirurgiões-dentista conheçam a odontologia antroposófica e o que ela defende.

Odontologia antroposófica é uma abordagem interdisciplinar, de interpretação analítica e visão sistêmica que tem como base os conceitos antroposóficos.

Esse embasamento teórico foi desenvolvido a partir do método fenomenológico de Goethe.

Esse conceito clínico baseia-se na salutogênese. Ou seja, os tratamentos incluem as terapias externas com ênfase em orientações e medicamentos naturais, ampliando os cuidados com a saúde bucal dos pacientes.

O Que é a Odontologia Antroposófica?

Também conhecida pela sigla OIA, ela foi desenvolvida a partir de um processo de emancipação logo no começo dos anos 90.

Seu principal objetivo inicial era então de conseguir atender às exigências e necessidades dos dentistas que, na época, estavam cursando medicina antroposófica básica.

Dessa forma, o programa da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica foi, para os alunos que faziam um curso específico estruturado e reconhecido, elaborado para atender suas expectativas.

Desde que todas essas exigências legais e encaminhamentos de estudos começaram a acontecer, de 1994 a 2001, há até hoje diretrizes para essa formação.

Para Que Serve a Odontologia Antroposófica?

É uma conduta terapêutica da área de odontologia que funciona como um método de aplicação e prevenção desde os primeiros meses ou anos de vida quando falamos sobre imunidade no geral.

Dessa forma, ela serve para prevenir certas patologias inflamatórias e degenerativas, além de casos mais comuns de cárie, por exemplo.

Além disso, algumas outras questões como disfunções do aparelho mastigatório e problemas com relação ao âmbito orgânico e psico-afetivo também são tratadas.

Assim, a odontologia integral antroposófica funciona oferecendo tratamentos que cuidem do paciente como um todo, tratando desde a boca, até observando fatores que podem estar ocorrendo em outras partes do corpo.

Além de possíveis problemas psíquicos que a pessoa também pode estar passando e são identificados no momento das consultas com o profissional.

Áreas de Atuação da Odontologia Antroposófica

Normalmente, os cirurgiões-dentistas que escolhem trabalhar dentro dessa área têm algumas opções para optarem.

Eles podem, por exemplo, escolherem uma linha com fundamentação e metodologia própria. Nessa caso, eles se capacitam então para trabalhar em:

  • Consultórios particulares;
  • Instituições sociais;
  • Órgãos públicos;
  • Em equipes multidisciplinares;
  • Alguns hospitais também possibilitam essa atuação;

Eles estarão então sempre interagindo com profissionais de áreas correlatadas, ou ainda em outras especialidades mais específicas, como:

  1. Endodontia
  2. Periodontia
  3. Odontopediatria
  4. Dentística
  5. Cirurgia
  6. Implantodontia
  7. Ortopedia funcional dos maxilares
  8. Ortodontia
  9. Pacientes portadores de necessidades especiais
  10. Possíveis patologias bucais
  11. Questões de saúde coletiva
  12. Odontologia legal
  13. Disfunção temporomandibular e dores na região orofacial
  14. Estomatologia
  15. Prótese dentária
  16. Buco-maxilo-facial
  17. Odontogeriatria

Nesse último caso, em pacientes que possuem uma idade mais avançada, os profissionais atuam eliminando possíveis dores, disfunções, para-funções, doenças, tendências patológicas e patologias que já estão instaladas.

Dessa forma, os cirurgiões-dentistas que trabalham com odontologia antroposófica atuam de maneira efetiva e que traga o mínimo de efeitos adversos o possível. Analisando o paciente de forma única e humanizada.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!