Odontodisplasia regional causa problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira as possibilidades de tratamento para a odontodisplasia regional

Algumas alterações bucais são bastante agressivas, e um exemplo que se destaca é a odontodisplasia regional. O nome pode parecer estranho. Por isso, neste artigo vamos explicar  tudo sobre essa doença.

A primeira característica a se saber é que a odontodisplasia regional pode afetar tanto dentes decíduos, os famosos dentes de leite, como também os dentes permanentes.

A odontodisplasia regional é uma patologia rara e nem sempre tem uma causa definida quando diagnosticada. Ela altera o esmalte dental, a dentina e a polpa dentária.

Tipos de odontodisplasia regional

Dentro da odontologia, a displasia dentinária é classifica como:

  • Tipo I: radicular. Nesse caso, as raízes dentárias são mais curtas; e
  • Tipo II: coronal. Nesse caso, a patologia é parecida com a dentigonêse imperfeita do tipo II. Assim, a coroa é mais curta e a dentina é mais exposta.

Como o diagnóstico é feito da odontodisplasia?

O profissional pode fazer exames clínicos e radiográficos para o diagnóstico certeiro.

Os preços, níveis de radiação e praticidade diferem de um exame para outro. No entanto, é o profissional que indicará o melhor procedimento para identificar o diagnóstico.

Na hora do exame radiográfico, alguns aspectos confirmam a doença. Eles são:

  • Calcificações no folículo dentário em dentes que não foram erupcionados;
  • Raiz curta;
  • Esmalte dentário desgastado; e
  • Dentina ao redor da polpa alargada e com uma característica de radiotransparente.

Por esses motivos, os dentes podem ficar conhecidos como “dentes fantasmas“.

Possíveis causas

Não há nenhum estudo que comprove qual é ou quais são as verdadeiras causas da patologia. Mas, os profissionais apontam alguns fatores como causadores. Eles são:

  • Deficiências nutricionais;
  • Infecções;
  • Doenças sistêmicas;
  • Disfunções metabólicas; e
  • Traumatismo.

Problemas bucais

A odontodisplasia pode alterar a saúde da nossa cavidade bucal. Isso porque a doença afeta as estruturas dentárias, que podem manifestar os seguintes problemas bucais:

  • Cárie: é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso.
    A) Sintomas: dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber e dor ao morder, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
    B) Tratamento: o procedimento ideal é remover a bactéria bucal por meio da obturação.
  • Hipoplasia do esmalte: é uma doença que não permite a formação completa do esmalte do dente. O esmalte é a estrutura dura, a barreira que protege nossos dentes de muitas doenças. Com essa barreira enfraquecida, estamos sujeitos a muitas doenças e a perda do dente.
    A) Sintomas: dificuldade ou atraso na fala, manchas brancas e acastanhadas nos dentes.
    B) Tratamento: cremes dentais, branqueamento dentário, enchimento dentário e implantodontia.

Existe tratamento para a doença?

Não há tratamentos específicos para essas anomalias dentárias. Mas, é importante manter a manutenção do folículo dentário.

Em alguns casos, as restaurações adesivas são recomendadas. Aqui, a resina composta- da cor do dente- é aplicada para reparar um dente.

Quando os dentes estão muito afetados, o caminho é a extração dos dentes.

Faça visitas regulares ao dentista de confiança! Assim, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre a odontodisplasia regional e entender qual é o melhor tratamento para você.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.