Núcleo metálico fundido é um tipo de restauração dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Técnica visa a restauração dos dentes que passam por tratamentos endodônticos

Após a realização de um tratamento endodôntico, é necessário fazer uma restauração no dente afetado. Para isso, uma das técnicas desenvolvidas é a do núcleo metálico fundido.

Com o passar o tempo, novos métodos de restauração foram criados para substituir o núcleo metálico fundido. No entanto, isso não significa que o procedimento deixou de ser realizado.

Núcleo metálico fundido é um procedimento realizado no consultório odontológico visando a restauração da coroa do dente.

Indicações e funções do Núcleo Metálico Fundido

Em geral, a técnica do núcleo fundido é indicada para casos de dentes que precisam passar por tratamentos com próteses dentárias, mas contam com a coroa natural do dente destruída. Desse modo, o procedimento tem o intuito de recuperar a função anatômica da coroa dentária.

Além disso, possibilita que a prótese se mantenha na cavidade bucal por mais tempo.

Como é feito o Núcleo Metálico Fundido?

A peça do núcleo metálico é obtida por meio de um processo de laboratório que recebe o nome de fundição, o que forma um padrão de cera que, posteriormente, será aquecido e derretido. Assim, o metal é injetado substituindo a cera.

Características do Núcleo Metálico Fundido

Os núcleos metálicos fundidos são constituídos por:

  • Uma porção intraradicular;
  • Uma porção coronária, que recebe a prótese.

Etapas da confecção do Núcleo Metálico Fundido

A primeira etapa é o preparo do conduto radicular. O conduto pode ser formado a partir de duas maneiras diferentes, sendo elas a direta, que é feita na boca do paciente, ou a indireta, na qual o modelo é esculpido em laboratório.

A moldagem para núcleo fundido é permitida com a utilização de resina ou de cera. Por essa razão, é possível que sejam restabelecidas as funções perdidas pela estrutura dentária do paciente.

Vantagens do Núcleo Metálico Fundido

As vantagens da utilização do núcleo fundido para um tratamento protético são:

  • Melhor preenchimento da área destinada;
  • Maior resistência;
  • Maior versatilidade;
  • Melhor adaptação ao canal radicular;
  • Não requer a utilização de técnicas conjuntas para fixação;
  • Menores chances de perfuração.

Desvantagens do Núcleo Metálico Fundido

Entretanto, a reconstrução com núcleo metálico também apresenta algumas desvantagens. Dentre alguns exemplos, podemos citar:

  • Risco de corrosão das ligas, principalmente aquelas feitas em cromo ou em cobalto;
  • Risco de alergia;
  • Maior desgaste da estrutura dental, podendo até incluir estruturas saudáveis do dente;
  • Risco de alterações cromáticas;
  • Dificuldade de remoção;
  • Sensibilidade técnica;
  • Maior tempo de trabalho devido ao número de sessões clínicas;
  • Maior custo por envolver diversos procedimentos laboratoriais;
  • Por fim, há o prejuízo à estética, já que o efeito metalizado faz o material receber bastante destaque, o que frequentemente incomoda as pessoas que o utilizam.

Por isso, algumas alternativas foram desenvolvidas com o objetivo de preencher as lacunas abertas pela utilização do núcleo metálico. Exemplo disso é a elaboração dos pinos pré-fabricados.

Contudo, o núcleo metálico fundido ainda é uma das opções mais comuns para a restauração de dentes que passaram por tratamentos da endodontia, uma vez que proporcionam resultados clínicos positivos para o paciente.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.