Nota de corte para odontologia é uma das mais altas do país

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Um curso concorrido e o sonho de vários, passar em odontologia requer muito estudo

No ENEM (exame nacional do ensino médio), para atingir a média da nota de corte para Odontologia, a pontuação deverá ser superior a 700 pontos.

A nota de corte para Odontologia varia bastante entre os processos seletivos de cada uma das universidades e também a cada semestre.

Dessa forma, a nota de corte para Odontologia é o que determina a entrada ou não para uma universidade, algumas federais e outras particulares.

Importância na nota do ENEM

A nota do Enem é o critério usado para classificação nos 4 principais processos seletivos:

  1. ProUni
  2. SISU
  3. FIES
  4. Acesso direto às universidades.

O que indica quantos pontos precisa para passar em Odontologia no ENEM são as notas tiradas pelos candidatos que estão disputando uma vaga em Odontologia na mesma faculdade, campus e turno.

Dessa forma, quanto melhor for seu desempenho no ENEM e maiores forem suas notas, automaticamente as chances de entrar para uma boa universidade aumentam.

Nota de corte em Odontologia pelo SISU

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido por SISU, é o responsável por classificar alunos para vagas em universidades públicas em todo o país.

Por não ser um curso barato, muitos querem passar em faculdades públicas, por isso, atingir a média superior a 700 pontos é essencial.

Em proporção nacional, a nota de corte SISU para odontologia em 2019 deve ser de no mínimo 714 pontos.

Nota de corte em Odontologia pelo PROUNI

No PROUNI, Programa Universidade para Todos, a disputa para o curso de odontologia também é sempre muito acirrada.

O programa não ingressa os alunos em universidades públicas, mas concede bolsas parciais e integrais em universidades privadas.

A nota de corte do enem no PROUNI para Odontologia em 2019, ficou na casa dos 725 pontos. Ou seja, também extremamente concorrida.

Nota de corte em Odontologia pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil, chamado de FIES, é um empréstimo concedido pelo Governo Federal, mas os alunos só começam a pagar depois de formados.

Surpreendentemente, a disputa para Odontologia nesse método não é tão acirrada quanto nos outros dois sistemas de processos seletivos. Por isso,  a nota do ENEM para Odontologia no FIES pode ser mais baixa.

Dessa forma, candidato que quer se candidatar por meio do financiamento, deve ainda atender os requisitos de renda familiar.

Nota de corte em Odontologia para acesso direto

Muitas das Universidades particulares aceitam a nota do ENEM como critério de seleção.

As notas mínimas variam de acordo com a faculdade, mas na maioria delas o processo é simples. O boletim de desempenho individual deve ser apresentado e, caso tenha a pontuação necessária, é só se matricular.

Faculdades renomadas e a nota de corte

Além de saber quantos pontos no ENEM para Odontologia são necessários, é importante ressaltar algumas particularidades das faculdades mais concorridas e renomadas do país.

Na USP, por meio do vestibular conhecido por FUVEST, as notas de corte são altíssimas e muito próximas ao máximo de acertos possível. Nos últimos 3 anos, suas notas foram:

  • 2019 – pontuar 42 de 72
  • 2018 – pontuar 46 de 73
  • 2017 – pontuar 44 de 68

Já na Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, as notas de corte dos 3 últimos anos foram:

  • 2019 – 525 pontos
  • 2018 – 553 pontos
  • 2017 – 548 pontos

Com os melhores salários e benefícios do país, não é atoa que a nota de corte para Odontologia é alta.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.