PACIENTES

Nódulos de Bohn são bolas brancas na gengiva do bebê

Nódulos de Bohn são bolas brancas na gengiva do bebê

O que são as lesões que se manifestam ainda nos primeiros meses de vida?

Qualquer pai ou mãe se assusta ao notar o aparecimento de bolhas esbranquiçadas na boca de seu filho recém-nascido. O que pode ser confundido com um dente, na verdade são os nódulos de Bohn.

Contudo, não se preocupe pois os nódulos de Bohn são inofensivos.

Nódulos de Bohn são lesões esbranquiçadas que se desenvolvem na região da gengiva de crianças recém-nascidas.

O que causa os nódulos de Bohn?

O nódulo de Bohn é um cisto benigno que se desenvolve na cavidade oral.

Ele é considerado um dos chamados cistos de inclusão, comum em recém-nascidos e que podem aparecer ainda quando a criança está dentro da barriga da mãe.

Seu desenvolvimento se dá pelo acúmulo de queratina na mucosa oral durante a formação dos maxilar e dos próprios elementos da arcada dentária.

Desse modo, o aparecimento dos nódulos é um indicativo de que os primeiros dentes da criança, chamados de dentes de leite, estão em processo de formação e desenvolvimento.

Características dos Nódulos de Bohn

O principal sintoma desta patologia bucal é o aparecimento de pequenas formas arredondadas na gengiva do bebê. Elas podem contar com coloração branca, amarelada ou acinzentada.

Em geral, o seu tamanho varia entre 1 a 3 milímetros de diâmetro. Além disso, esses cistos de desenvolvimento tendem a aparecer em grupos de 2 a 6 cistos.

Contudo, isso não impede que apareçam também de forma isolada, em alguns casos específicos.

O aparecimento do nódulo é mais comum em crianças de até 3 meses de vida, sendo raros os casos nos quais se manifesta em crianças com maior idade.

Nódulos de Bohn precisam de tratamento?

Em geral, não é necessário realizar nenhum procedimento odontológico para remoção do nódulo de Bohn.

Isso porque, posteriormente ao seu desenvolvimento, as lesões tendem a desaparecer de forma espontânea após algumas semanas.

Por isso, é importante acalmar os pais e avisar que esse desenvolvimento é comum e não é nocivo para a saúde bucal ou geral da criança.

Contudo, não deixe de visitar um profissional da odontologia especializado na área da odontopediatria.

A odontopediatria é a área da odontologia exclusiva ao atendimento de bebês e crianças. Ela preza pela saúde oral dos pequenos desde o momento de seu nascimento.

Dessa maneira, o médico dentista poderá analisar a situação e orientar sobre os melhores cuidados referentes ao cisto.

Além disso, visitas ao dentista são cruciais para evitar o desenvolvimento ou realizar o tratamento de outras doenças orais que podem afetar a criança.

Diferenças entre Nódulos de Bohn e Pérolas de Epstein

É comum que o nódulo de Bohn seja confundido com as pérolas de Epstein.

Isso porque ambos os tipos de cisto na cavidade oral tem como sintoma o aparecimento de bolinhas esbranquiçadas e afetam crianças recém-nascidas.

As pérolas de Epstein também são ocasionadas pelo acúmulo de queratina na cavidade oral, advindo do processo de desenvolvimento infantil.

A principal diferença entre as pérolas de Epstein e os nódulos de Bohn são seu local de manifestação. Enquanto os nódulos aparecem na gengiva, as pérolas se apresentam no céu da boca da criança.

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também