Nevralgia pode afetar a boca e outras partes do nosso corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença é relativamente comum e causa intensas dores no paciente

A nevralgia, também chamada de neuralgia, é uma anomalia que pode acometer qualquer parte do nosso corpo e, inclusive, atingir estruturas bucais.

O interessante é que ela pode ocorrer de duas maneiras distintas. Assim, o paciente pode apresentar a nevralgia central ou a periférica.

Nevralgia é uma doença caracterizada pela dor intensa e incessante, presente em um ou mais nervos de nosso corpo. Quando a nevralgia é caracterizada como central, quer dizer que ela afeta a região da medula espinhal ou cerebral. Já quando ela é periférica, acomete as áreas que rodeiam as centrais.

Possíveis Causas para Nevralgia

Existem diversos problemas que podem desencadear em uma nevralgia. Os mais recorrentes são:

  • Uso inconsequente de medicamentos;
  • Quando o paciente sofre de diabetes;
  • Infecções como HIV, sífilis, herpes zóster e doença de Lyme;
  • Forte pressão nos nervos por ossos, ligamentos, tumores próximos e vasos sanguíneos;
  • Porfiria;
  • Insuficiência renal crônica;
  • Traumas na região afetada, como por exemplo uma cirurgia recente.

Além disso, profissionais apontam que em alguns casos, a causa pode ser desconhecida, dificultando a realização do diagnóstico do problema.

Sintomas da Nevralgia

O principal sinal dessa doença são as fortes e recorrentes dores. O comum é que, quando a região dolorida é tocada os sintomas piorem, causando uma sensação de queimação no paciente.

Os nervos atingidos ficam extremamente sensíveis, causando fraqueza ou até mesmo paralisia muscular. Assim, o indivíduo atingido pode apresentar:

  • Notável perda muscular;
  • Ausência da sudorese;
  • Deficiência dos reflexos tendinosos;
  • Inchaço e vermelhidão na área afetada;
  • Hipersensibilidade.

Nevralgia na Odontologia

A principal manifestação odontológica da doença é a nevralgia na gengiva. Ela geralmente ocorre pois a região referente à mastigação acaba entrando em tensão contínua.

A causa pode ser uma luxação do maxilar ou alguma fratura de osso da face, que causam fortes dores e enorme desconforto.

Assim, o paciente pode apresentar dores nos dentes e nos seios perinasais. Os principais acometidos pelas doenças são pessoas com higiene bucal precária ou idade avançada.

Para aliviar os sintomas da nevralgia dentária, o mais indicado é realizar compressas de gelo envolto por uma toalha macia.

Diagnóstico e Tratamento para Nevralgia

Os profissionais mais indicados para realizar o diagnóstico da doença são:

  • Neurologistas;
  • Infectologistas;
  • Imunologistas;
  • Endocrinologistas;
  • Nefrologistas;
  • Odontologistas.

O indicado é informar na consulta os sintomas, medicamentos utilizados recentemente, período de crise e outras informações essenciais para que o diagnóstico possa ser feito com mais precisão e velocidade.

A partir do correto diagnóstico é possível estabelecer o melhor tratamento. Desse modo, ele possui como função primária o alívio da dor sofrida pelo paciente.

Assim que o profissional consegue controlá-la, ele pode se concentrar em eliminar o problema do organismo. As principais formas de tratamento ocorrem por meio de analgésicos, opiáceos e medicamentos anticonvulsivantes.

Entretanto, em alguns casos é necessária a realização de uma cirurgia para que haja remoção da pressão sobre o nervo afetado.

Em algumas ocasiões, os especialistas recorrem até mesmo a tratamentos de acupuntura, injeções de Botox e de medicamentos para aliviar a dor causada pela nevralgia.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.