PACIENTES

Nevo branco esponjoso causa placas brancas na boca

Nevo branco esponjoso causa placas brancas na boca

Placas brancas que se desenvolvem na mucosa da boca podem causar desconforto estético

A genética também está fortemente inserida na odontologia. Isso porque algumas doenças ou problemas orais pode ser passados hereditariamente. Esse é o caso do nevo branco esponjoso.

Você conhece o nevo branco esponjoso, suas causas e principais características?

Nevo branco esponjoso são placas esbranquiçadas que podem se desenvolver dentro da cavidade oral.

Causas do nevo branco esponjoso

Essa doença que afeta a mucosa oral conta com transmissão autossômica dominante. Além disso, seu aparecimento está fortemente relacionado com questões genéticas.

Por isso, também pode receber o nome de displasia branca familiar.

Características do nevo branco esponjoso

O desenvolvimento da doença de Cannon é raro. Ela tem como principal característica a formação de placas brancas e rugosas, localizadas na mucosa oral.

Comumente, essas placas são bilaterais, ou seja, aparecem em ambos os lados da boca, e simétricas. Elas também não são facilmente removíveis com raspagens, por exemplo.

Em geral, não ocasionam nenhum outro tipo de sintoma. Contudo, pode haver um estranhamento por parte do paciente, que sente uma mudança de textura na região das mucosas afetadas.

Além disso, o aparecimento dessas lesões brancas e difusas pode representar um incômodo estético para o paciente.

Ocorrência do nevo branco esponjoso

Na maioria das vezes, essas placas esbranquiçadas que se manifestam na mucosa bucal se desenvolvem ainda no nascimento ou, até mesmo, nos primeiros anos de vida.

Ainda, não é impossível que esse desenvolvimento se dê durante o período da adolescência.

Tratamento do nevo branco esponjoso

Não é indicado nenhum tipo de tratamento para remoção das manchas brancas.

Isso porque o problema não acarreta nenhum sintoma prejudicial à saúde bucal do paciente, uma vez que esse tipo de lesão é benigna.

Contudo, é indicado visitar um profissional da odontologia para avaliação e verificação da lesão.

Desse modo, o médico dentista poderá realizar exames clínicos e histopatológicos, além de analisar o histórico familiar do paciente.

O profissional indicado para essa avaliação é aquele especializado em estomatologia.

A estomatologia é uma especialidade que atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças que afetam a cavidade oral.

Essa é a área da odontologia que não visa apenas a saúde dos elementos da arcada dentária, cuidado da boca como um todo.

Além de cuidar de patologias convencionais que aparecem na boca, como aftas, o estomatologista também sabe identificar manifestações de doenças sistêmicas.

Isso significa que o profissional também avalia anomalias que acometem nosso corpo e que se manifestam por vias orais.

Outros problemas orais genéticos

Existem outros problemas ou doenças orais que podem ter como origem a hereditariedade e a transmissão genética.

Entre seus exemplos, podemos citar a amelogênese imperfeita, que consiste na má formação do esmalte que cobre os dentes, e a anquilose dentária, que consiste na fusão entre a raiz do dente e o osso de sustentação.

Ainda, algumas doenças aparentemente comuns, como cáries e gengivites, podem ser passadas de pai para filho.

Por isso, procure o médico dentista para verificação do aparecimento de nevo branco esponjoso ou qualquer outro tipo de problema oral.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também