Riscos da neuropatia após a colocação de implantes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como evitar a neuropatia após a aplicação do implante dentário

Muitas vezes sentimos dores de cabeça, e logo associamos à enxaqueca. No entanto, é preciso ficar atento: essas dores na cabeça podem indicar uma neuropatia.

Ela pode se manifestar em três tipos. Além disso, pode variar quanto a intensidade e quanto ao nervo afetado. Mas, afinal, o que é a neuropatia?

A neuropatia é a alteração na funcionalidade dos nervos. Assim, movimentos, sensações e até a respiração podem ser afetadas. Além disso, tem relação com a odontologia e pode ser causada por alguns procedimentos.

Vamos conhecer tudo sobre essa alteração e sua relação com a odontologia.

Tipos de neuropatia

Como já vimos, a alteração é dividida em três classificações:

  • Central: afeta o sistema nervoso central, como a medula espinhal;
  • Periférica: afeta o sistema nervoso periférico, como braços; e
  • Autonômica: afeta o sistema nervoso autônomo, como a respiração.

O que causa a neuropatia?

Alguns procedimentos odontológicos que podem causar a dor neuropática são:

  • Exodontia: extração de dentes de forma cirúrgica;
  • Tratamento endodôntico: é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais; e
  • Cirurgia de implante dentário: é um procedimento invasivo que coloca um pino no lugar de um dente perdido ou danificado.

Conhecendo mais sobre os implantes

O implante dentário é um pino fabricado em titânio, em formato semelhante a um parafuso, e que ao ser fixado ao osso maxilar ou mandibular, serve para apoiar próteses dentárias.

A colocação dele é feita por meio de uma cirurgia realizada por um implantodontista. A neuropatia pós-implante pode se manifestar quando um nervo é danificado.

Pela posição do nervo alveolar inferior e do lingual na cavidade bucal eles são os mais afetados. E por isso, é mais provável que o paciente desenvolva a neuropatia periférica.

Isso pode acontecer devido à anestesia local, caso o profissional atinja um nervo, ou se o implante pressionar o nervo.

Assim, é preciso que você escolha um profissional de confiança e com referências para evitar a neuropatia pós-implantes dentários.

Sintomas da neuropatia periférica

Alguns sintomas da periférica são:

  • Dores nas costas;
  • Incômodo nas coxas, pernas e braços;
  • Dores nas mãos e pé;
  • Dores no rosto;
  • Tontura;
  • Queimação;
  • Formigamento;
  • Fraqueza muscular;
  • Cólicas;
  • Sensibilidade;
  • Reflexos lentos;
  • Dor que se parece com a dor de dente; e
  • Falta de equilíbrio;

Quais são os melhores tratamentos para neuropatia?

A melhor opção é sempre visitar um profissional especializado. Só assim você terá certeza que tem a alteração no nervo. Além disso, é por meio do diagnóstico certeiro que o profissional irá fazer a escolha do melhor tratamento.

Um dos tratamentos possíveis é por meio dos medicamentos indicados pelo profissional. Remédios anticonvulsivos e cremes para aliviar a dor são alguns dos mais recomendados.

Mas, também lembre: assim que você sentir dores depois de um tratamento odontológico, não deixe de seguir orientações do seu dentista. Assim, você pode descobrir se há alterações nos seus nervos, como a neuropatia após a instalação de implantes.

Por isso, faça uma visita ao seu profissional de confiança assim que puder! Tire todas as suas dúvidas sobre a neuropatia e mantenha um sorriso e uma saúde bucal perfeita.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.