Nanopartículas de prata podem ser aliadas da saúde?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Cada vez mais conhecidas, seu uso médico têm apresentado ótimos resultados

Que as áreas da saúde, assim como a odontologia, estão se desenvolvendo tecnologicamente cada vez mais, não é nenhuma novidade. As nanopartículas de prata fazem parte dessa evolução.

Ajudando em problemas muito corriqueiros da área, as nanopartículas de prata tem propriedades muito fortes e que proporcionam ações incríveis. É sobre isso que falaremos neste artigo.

As nanopartículas de prata são nada mais que o elemento original da prata em si, porém, refinado diversas vezes, até que se reverta em um tamanho nanométrico.

Elas possuem diversas propriedades boas, mas podem também ser tóxicas em alguns casos.

Aplicações das Nanopartículas de Prata

Uma das principais atividades que podemos falar sobre elas é com relação a nanopartícula de prata antimicrobiana.

Por ter uma grande atividade fungicida e esse efeito antimicrobiano, elas são aplicadas principalmente nas seguintes áreas:

  • Medicina
  • Biotecnolofia
  • Cosméticos
  • Indústria textil
  • Produtos eletrônicos
  • Acondicionamento

Nessas áreas hospitalares, elas são muito utilizadas juntamente com as próteses ósseas, nos equipamentos cirúrgicos, e também em tecidos e implantes.

Dessa forma, em superfícies como válvulas cardíacas, cateteres para hemodiálise, marca-passos, elas têm uma ótima capacidade de prevenir com que bactérias se proliferem e diminui as chances de infecção graves.

Outra aplicação é por meio da impregnação de tecidos que são utilizados na fabricação de materiais como lençóis e roupas para uso hospitalar. Também prevenindo a proliferação de bactérias.

Nanopartículas de Prata na Odontologia

Essa é outra área que suas aplicações são muito eficientes, positivas e têm apresentado bons resultados quando manuseadas.

A prevenção da cárie, por exemplo, é algo que elas auxiliam, conseguindo até mesmo eliminar as bactérias causadoras desse problema.

Assim, o procedimento ocorre basicamente com uma pequena aplicação feita sob a área que foi afetada, paralisando as ações do agente causador sem que seja necessário remover tecidos.

Ela é muito eficaz também em procedimentos que envolvem a remineralização dentária, uma vez que suas partículas tem ótima ação sobre isso.

As Nanopartículas de Prata Podem ser Prejudiciais Para a Saúde?

Assim como citamos logo no início deste artigo, existem alguns casos em que elas apresentam uma certa toxicidade. Por isso a resposta é: sim! Elas podem ser prejudiciais para o ser humano.

Então, por mais que os benefícios muitos, alguns estudos demonstraram que elas são capazes de romper membranas do fígado e cérebro de ratos, por exemplo.

Elas podem também contaminar corpos de água, o solo e a atmosfera também. Dessa forma, acabam prejudicando a germinação de sementes e no crescimento de plantas.

Porém, nos mamíferos, ela não aparenta ser consideravelmente prejudicial.

Envenenamentos por parte dessa substância só ocorrem em trabalhadores que estão em contato com a prata por muito tempo, por exemplo.

A forma com que elas são absorvidas é pela pele, através do contato com roupas e tecidos contaminados. Machucados e lesões abertas estão mais propícias à contaminação.

Apesar de todos os benefícios, o sucesso só é garantido então quando as nanopartículas de prata forem manuseadas por profissionais capacitados e que estejam estudando suas propriedades.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!