Nanoindentação na odontologia: qual a sua importância?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Uma técnica que oferece ótimos resultados e muito utilizada, deve ser conhecida pelos profissionais da odontologia

O tratamento de prótese envolvendo o uso de resinas é algo comum na rotina de um cirurgião-dentista. E durante esses procedimentos eles podem recorrer à técnica da nanoindentação.

Dessa forma, a nanoindentação é também ideal para caracterizar mecanicamente filmes finos, revestimentos e camadas de superfície.

Nanoindentação é um técnica que permite medir durezas com uma penetração que estão em regiões próximas à superfície. Ela é também popularmente conhecida por indentação e teste de indentação instrumentada.

Vamos entender mais sobre a técnica?

O Que é a Nanoindentação?

Basicamente, o Teste de Indentação Instrumentada tem como sua principal função conseguir penetrar uma ponta de diamante do tipo Berkovich.

Dessa forma, por meio dessa técnica, é possível realizar-se também alguns ensaios de resistência ao risco, utilizando o mesmo tipo de penetrador.

Além disso, os ensaios são muito utilizados para verificar a variação do módulo elástico em função da temperatura de implantação em amostras de carbono.

Algumas das principais características que tornam então essa técnica uma das mais apropriadas e muito utilizadas envolvem:

  • Aplicação de cargas até 500mN (50.8g), com resolução para pequenas cargas de 50nN (5,lpg);
  • Taxa de carregamento mínima: < lpN/s e máxima > 7xl010juN/s;
  • Força de contato: 1.0 pN;
  • Profundidade máxima de indentação: > 40pm;
  • Resolução de deslocamento: 0.04nm

Na odontologia, por exemplo, ela é muito usada com objetivo de atuar em processos que envolvem as regiões com presença de resina composta; sistema adesivo; camada híbrida e dentina.

As de resinas compostas são as mais comuns!

Quais São as Vantagens da Nanoindentação?

Uma das principais vantagens desse método é o fato de que a área de contato da carga pode ser estabelecida por meio de constantes de carga-deslocamento.

Ou seja, isso significa que, a impressão de dureza residual não precisa estar diretamente digitalizada. Esse processo facilita então a medição da propriedade na escala abaixo do micrometro.

Essas vantagens são o que a diferencia e destaca com relação a outros, fazendo com que seja uma das mais utilizadas pelos profissionais.

Os Aparelhos Utilizados na Nanoindentação

São quatro os aparelhos que costumam ser utilizados na técnica da nanoindentação. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

  1. Nanoindentador: o instrumento é um sistema que gera força indutiva, o deslocamento é medido pela movimentação da capacitância;
  2. NanoTest instrument: o indentador desse instrumento é movido a bobina magneto, o deslocamento é medido por um transdutor sensível capacitivo;
  3. TriboScope: o aparelho é composto de dois sistemas perpendiculares transdutor, o eixo z é responsável por medidas de indentação e o eixo x permite arranhar juntamente com a detectação de força lateral. O deslocamento da placa central em relação aos elétrodos exteriores é continuamente medido capacitivamente;
  4. Nano-Hardness Tester (NHT): a força aplicada no indentador vem de um atuador eletromagnético, enquanto que o deslocamento é medido por um sistema de capacitores.

Nanoindentação é então um método que precisa ser conhecido, principalmente, pelos profissionais da odontologia. Uma vez que envolve diversos processos conhecidos na área, por exemplo a avaliação das durezas.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!