Musicoterapia auxilia no atendimento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a musicoterapia é aplicada na área da odontologia

Os sons impactam a nossa vida de forma diária. Cada som nos transmite uma sensação diferente. Na área da saúde, por exemplo, os sons impactam as reações dos pacientes. Por isso, a musicoterapia é uma alternativa usada para criar a confiança entre paciente e profissional.

Na rotina da equipe odontológica, os sons também fazem toda a diferença. Por isso, é indicado que os diferentes tipos de dentistas da área odontológica saibam aplicar a musicoterapia.

Musicoterapia é uma forma de terapia que utiliza os sons musicais para criar um ambiente de confiança para o paciente. A sensação de segurança e confiança, tanto por parte do profissional como por parte do paciente, é garantida a partir dos sons do ambiente.

Neste artigo vamos tirar suas dúvidas e curiosidades sobre a musicoterapia na odontologia. Vamos começar?

Vantagens do uso dos sons musicais

A terapia com música é muitas vezes usada para pacientes com quadros de estresse, ansiedade e medo, por exemplo. Por isso, a musicoterapia é usada como alternativa de função terapêutica.

Alguns dos benefícios que esse tipos de terapia traz são:

  • Transmitir tranquilidade;
  • Segurança;
  • Sensação de confiança; e
  • Facilita a interação entre dentista e paciente.

A função da terapia com a música é, como já vimos, tranquilizar os pacientes.

Mas além da tranquilidade e segurança, a terapia auxilia na redução da dor. Isso porque os nervos e músculos se acalmam e relaxam. Com isso, o paciente sente menos dores.

Alguns dos quadros clínicos de dores que são amenizados com a música são:

  • Extração dentária;
  • Tratamento de canal; e
  • Dor de dente.

Como implementar a musicoterapia no consultório?

Como muitos pacientes têm medo de dentista, pensar em formas de deixar o paciente mais calmo é essencial. E, como já vimos, os sons conseguem despertar sensações e emoções nas pessoas.

Por isso, é importante pensar nos sons do consultório odontológico e tentar implementar a musicoterapia no consultório odontológico.

Mas, como é possível fazer isso? Bom, antes de começar a terapia com música, é ideal que o profissional da odontologia procure a orientação do musicoterapeuta.

Isso porque o musicoterapeuta é o profissional especializado na terapia com música.

Os sons podem transmitir tranquilidade ou nervosismo. Assim, escolher com cuidado e atenção a música do ambiente de atendimento é essencial. Por isso a orientação do musicoterapeuta é essencial.

Desse modo, ambos os profissionais trabalham juntos para estabelecer o perfil dos pacientes e quais sons podem ajudar no atendimento. Com isso, as músicas escolhidas e o volume utilizado é estabelecido.

Normalmente, os estilos de músicas mais utilizados são aqueles mais suaves. Por isso, a música clássica é a mais utilizada.

No entanto, alguns tipos de música eletrônica que são mais suaves na composição e harmonização também trazem tranquilidade. Assim, ela também é utilizada.

Há estilos que não são indicados para a terapia? A resposta para essa pergunta é simples: alguns ritmos, como o samba e o rock, agitam as pessoas. Desse modo, não são indicados para o atendimento.

Portanto, com a aplicação da musicoterapia, o profissional consegue fidelizar a relação dentista e paciente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!