Terapias alternativas têm papel importante na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre como essas técnicas funcionam

Você já ouviu falar sobre a odontologia humanizada? Trata-se de uma vertente da área que consiste em olhar para o paciente de uma forma diferenciada. Nela, muitas vezes, os profissionais recorrem à terapias alternativas durante os tratamentos.

Mas você sabe o que são e quais as principais terapias alternativas utilizadas no meio odontológico? Acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo sobre a modalidade.

Terapias alternativas são métodos realizados em conjunto com tratamentos odontológicos com o objetivo trazer ao paciente uma experiência mais agradável e cômoda durante os procedimentos.

Dentre as terapias alternativas na odontologia mais comuns podemos citar a cromoterapia, aromaterapia e acupuntura. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas.

Terapias alternativas: cromoterapia

Cromoterapia é uma técnica bastante utilizada para tranquilizar os pacientes muito ansiosos. Para isso, os profissionais analisam e aplicam a função terapêutica das cores.

Cada cor gera um impacto diferente nas pessoas, podendo despertar uma série de emoções e sentimentos. Assim, ao utilizar as cores de maneira correta, o dentista pode deixar o seu cliente mais calmo.

As cores que mais trazem a sensação de pacificidade são:

  • Azul;
  • Branco;
  • Verde;
  • Amarelo;
  • Rosa claro
  • Violeta;
  • Salmão.

Elas podem ser usadas na decoração, nas paredes e até nos instrumentos odontológicos. É bom evitar cores muito intensas, como o vermelho. Elas são estimulantes para o nosso corpo e nos deixam mais agitados e nervosos.

Terapias alternativas: aromaterapia

Aromaterapia é a utilização de óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias com o intuito de proporcionar bem-estar físico e psicológico aos pacientes.

Essa modalidade é utilizada principalmente no combate ao bruxismo. Para isso, os óleos mais indicados são os de lavanda e lemongrass.

O recomendado é, antes de dormir, aplicar uma gota de óleo em cada lado do travesseiro. Também é possível utilizar difusores elétricos, facilmente encontrados em lojas especializadas.

Assim, a essência de lavanda pode trazer equilíbrio físico e mental, além de combater o estresse, diminuindo os sintomas do bruxismo.

Enquanto isso, o lemongrass aumenta a concentração, acalma, e é altamente sedativo, podendo auxiliar pacientes com bruxismo a minimizar a disfunção oral.

Além disso, algumas soluções a base de óleos essenciais podem auxiliar no combate ao mau hálito, cáries e até mesmo a gengivite.

Terapias alternativas: acupuntura

A terapia foi desenvolvida originalmente na China. Mas logo a acupuntura se tornou uma técnica utilizada em todos os lugares do mundo.

A famosa aplicação de agulhas pelo corpo trabalha com estímulos externos nas regiões mais responsivas e sensíveis do corpo.

Ela é um tipo de terapia que visa promover a saúde do corporal por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos. Além disso, essa técnica também se mostra útil aos tratamentos que cuidam da saúde bucal.

Com o estímulo das terminações nervosas feito pela agulhas em contato com a pele, mensagens são enviadas para o nosso cérebro.

Entretanto mensagem a ser enviada depende do ponto de estímulo. Desse modo, diferentes efeitos podem ser desencadeados pelo corpo.

Assim, a acupuntura é uma das terapias alternativas mais eficientes. Ela pode provocar ação analgésica, anti-inflamatória, relaxante muscular e, até mesmo, a de diminuição de ansiedade, auxiliando bastante os pacientes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!