Fazendo parte dos principais músculos que compõem a cabeça, o músculo risório tem importante função
Todos nós sabemos que são inúmeros os músculos que fazem parte da região da nossa face e que estes possuem diferentes funções, certo? O músculo risório é um deles.
Dessa forma, o músculo risório está na classificação dos músculos que têm uma ligação com a boca. Isso se dá principalmente pela sua localização e função.
Músculo Risório é um dos músculos da face, mais precisamente parte da categoria dos músculos da mímica facial.
Quem nunca passou por algum momento em que precisou forçar uma risada?
Pois é, como a principal ação que esse músculo executa é retrair o ângulo da boca lateralmente, é ele quem causa o conhecido como “riso forçado”.
Principais Características do Músculo Risório
Como já explicamos anteriormente, é então um músculo de extrema importância e que têm funções essenciais para a região da boca. Entre suas características, temos:
- Origem: Fáscia do masseter;
- Inserção: Pele no ângulo da boca;
- Inervação: Ramos mandibular e bucal do nervo facial;
- Ação: Retrai o ângulo da boca lateralmente (riso forçado).
Essas quatro características se diferem então de acordo com cada um dos músculos. Dessa forma, cada um é responsável por uma ação e tem origens diferentes.
Principalmente, é o fonoaudiólogo quem analisa e examina dores ou algum tipo de lesão neste músculo.
Dessa forma, é comum então que este profissional durante uma consulta solicite que o paciente contraia as bochechas, as arcadas dentárias e a comissura labial para fora.
Então, durante essa sessão, o importante a ser observado é a movimentação da região da comissura labial horizontalmente e se há algo que não está ocorrendo de maneira ideal.
Músculos da Mímica
O Temporoparietal é então um músculo da cabeça que está também ligado aos músculos da mímica. Esses são então os responsáveis pelas expressões faciais.
De forma geral, são músculos delgados cutâneos que se fixam na camada da derme e têm como sua origem a fáscia ou os ossos do rosto.
Dessa forma, juntamente com os ossos da face, eles possibilitam então ações como mexer a pele e mudar as expressões faciais, fechar os olhos, movimentar as narinas e outros movimentos. São 24 estruturas que compõem os músculos da mímica:
- Músculo Epicrânio
- Occiptofrontal
- Músculo Occipital
- Ventre Frontal
- Músculo Temporoparietal
- Gálea aponeurótica ou Aponeurose Epicrânica
- Músculo Auricular Anterior
- Auricular Superior
- Músculo Orbicular do olho
- Abaixador do Supercílio
- Músculo Corrugador do Supercílio
- Prócero
- Músculo Nasal
- Levantador do lábio superior
- Músculo Levantador do lábio superior e da asa do nariz
- Levantador do ângulo da boca
- Músculo Zigomático menor
- Zigomático maior
- Músculo Abaixador do lábio Inferior
- Abaixador do ângulo da boca
- Músculo Mentual
- Transverso do mento
- Músculo Orbicular da Boca
- Bucinador
É importante lembrarmos que cada um desses músculos ligados à boca possui suas particularidades e têm suas próprias origens, inserções, inervações e ações.
Assim como o músculo risório, todos os músculos da boca são importantes e realizam ações essenciais para a sobrevivência do ser humano, como a mastigação e permitir que a boca se mantenha fechada.