Músculo occipitofrontal auxilia na movimentação facial

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui as funções do músculo occipitofrontal

Nós já sabemos sobre a importância dos músculos da face para a nossa saúde. Agora, você sabe o nome dos principais músculos do corpo? Neste artigo vamos falar sobre o músculo occipitofrontal.

Ele faz parte do grupo de músculos da nossa cabeça. Além disso, é a partir do músculo occipitofrontal que conseguimos realizar algumas expressões faciais.

Músculo occipitofrontal é um músculo da cabeça responsável pela movimentação da parte de cima do nosso rosto.

Curiosidade: este músculo da cabeça tem dois ventres. O primeiro é o occipital e o segundo é o frontal.

Se você ficou interessado pelo tema, que tal ficar ligado neste artigo? Dessa forma, podemos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o músculo occipitofrontal. Vamos começar?

Características do Músculo Occipitofrontal

Como já vimos, o occipitofrontal é dividido em dois ventres: o occipital e o frontal. Cada ventre apresenta características e funcionalidades específicas.

Ou seja, cada um tem origem, inervação, inserção e ação diferente. Por isso, vamos conhecer mais um pouco sobre cada um desses ventres.

Ventre Occipital

O ventre occipital tem origem em ⅔ das laterais da linha nucal, que é superior ao osso occipital e ao processo mastoide.

Quando falamos de inervação, precisamos lembrar que este ventre do músculo da face é inervado pelo ramo auricular. Este é posterior ao nervo facial.

Além disso, a inserção se dá na gálea aponeurótica. Curiosidade: a gálea aponeurótica é o revestimento da parte superior do crânio. Por fim, o ventre é responsável por tracionar o couro cabeludo para trás.

Por isso, a movimentação das sobrancelhas e da fronte é feita por ele.

Importante: como o ventre ajuda com as expressões faciais, o occipitofrontal também é considerado um dos músculos da mímica.

Ventre Frontal

O outro ventre, que é o frontal, tem origem na linha nucal suprema. Curiosidade: ele não tem inserções ósseas. Assim como o ventre occipital, o frontal também tem inserção na gálea aponeurótica.

Enquanto isso, a sua inervação é realizada por meio dos ramos temporais. Quando falamos sobre sua ação, precisamos saber que o ventre frontal pode agir em conjunto com o occipital ou de forma isolada.

Em conjunto com o occipital, ele levanta as sobrancelhas e eleva a fronte. Já enquanto age sozinho, consegue levantar as sobrancelhas (tanto de um como dos dois lados).

Conhecendo Mais Sobre os Músculos da Face

Como já vimos, o occipitofrontal faz parte do grupo dos músculos da cabeça e da face. Agora, você sabia que existem outros tipos de músculos? Eles são divididos por região, por isso temos músculos nas seguintes áreas:

  • Couro cabeludo (caso do occipitofrontal);
  • Pálpebras;
  • Nariz;
  • Orelha; e
  • Boca.

Relembrando: cada músculo apresenta características e funcionalidades diferentes. Por isso, cada um deles tem especificidades e importâncias distintas dentro do corpo humano.

Agora que você já conhece mais sobre os músculos da nossa face, como o músculo occipitofrontal, que tal marcar uma consulta com o dentista de confiança? Dessa forma, você consegue ver como está a saúde e movimentação da região.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.