Músculo mentual influencia na movimentação facial

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o músculo mentual está relacionado com a boca

Quando sorrimos, falamos ou comemos algum alimento, movimentamos diversos músculos do nosso rosto. Entre eles, podemos citar o músculo mentual.

É com ele que conseguimos realizar algumas expressões faciais e movimentar uma parte do nosso lábio. Mas, afinal, como podemos caracterizar o músculo mentual?

Músculo mentual é um músculo facial responsável pelo movimento do lábio e por auxiliar na expressão da face.

Curiosidade: este músculo também pode ser chamado de músculo mentoniano.

Se você ficou interessado pelo assunto, fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o músculo mentual. Vamos começar?

Quais São as Características do Músculo Mentual?

Os músculos da mímica são aqueles que nos possibilitam realizar diferentes expressões faciais.

Esses músculos são diferentes entre si. Ou seja, cada um deles apresenta características e funcionalidades específicas quando comparados aos outros.

O músculo mentoniano se enquadra nesse caso. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre as características e funcionalidades específicas desse músculo.

A primeira informação que precisamos saber é que o mentoniano faz parte do grupo de músculos ligados à boca. Isso porque ele é responsável pela elevação do lábio. Além disso, consegue projetar o lábio para fora.

Uma curiosidade sobre este músculo é que ele permite a pele do nosso queixo ficar enrugada. E ainda, ajuda nos movimentos de expressão facial e na mastigação.

O músculo é originado na fossa incisiva da mandíbula.  Quando falamos de inserção do músculo estamos nos referindo à extremidade distal do músculo durante uma contração.

No caso do mentoniano, a sua inserção é no tegumento do queixo. Por último, a inervação deste músculo é realizada por meio dos ramos mandibulares e bucais do nervo facial.

Conhecendo Mais Sobre Outros Músculos Faciais

Os músculos da face são divididos em grupos. Essa divisão é estabelecida a partir do local onde eles atuam.

Dessa forma, nós podemos perceber que os músculos se encontram em diferentes locais, sendo que as principais regiões de atuação são:

  • Couro cabeludo;
  • Pálpebras;
  • Nariz;
  • Orelha; e
  • Boca.

Como já vimos, o músculo mentoniano se encaixa no grupo do músculo da boca.

Ele é um grupo diverso e apresenta músculos com características e funções específicas para cada região de atuação. Dentre os músculos da boca, podemos citar os principais, que são:

  • Músculo levantador do lábio superior;
  • Levantador do lábio superior e asa do nariz;
  • Levantador do ângulo da boca;
  • Músculo zigomático menor;
  • Risório;
  • Depressor do lábio inferior;
  • Depressor do ângulo da boca;
  • Mentoniano;
  • Transverso do mento;
  • Orbicular da boca; e
  • Bucinador.

É importante relembrar que cada músculo tem características próprias e cada um deles difere a partir da: origem, inervação, inserção e ação.

Desse modo, é ideal estudar mais sobre cada um deles para entender como eles influenciam na expressão da face. Esse tipo de conhecimento é essencial na formação dos cirurgiões-dentistas.

Agora, você já conhece mais sobre sobre os músculos da nossa boca, como o músculo mentual. Dessa forma, você entende como está a movimentação da área.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.