Músculo mais forte do corpo humano requer atenção

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Envolvendo diferenças que vão desde sua função até o tamanho, é uma curiosidade de muitos

Você já se perguntou alguma vez qual é o músculo mais forte do corpo humano? Bom, existem alguns bem fortes! Será que são os músculos da face? Ou de alguma outra parte do nosso corpo?

Neste artigo iremos explicar então como é determinado qual o músculo mais forte do corpo humano e porque ele ganhou tal reconhecimento e característica.

O músculo mais forte do corpo humano normalmente é o que, em todos os quesitos, se destaca conseguindo carregar e exercer uma maior força, independente da região em que está localizado.

Ficou curioso para saber qual é e qual sua relação com a Odontologia? Então continue lendo que nós iremos te explicar.

Qual o Músculo Mais Forte do Corpo Humano?

Envolvendo os movimentos de mastigação, o músculo mais forte que temos é o masseter. Ele é conhecido também como o músculo que está localizado na área da mandíbula.

Recebeu esse título principalmente pelo fato de ser o que exercitamos e estimulamos várias vezes ao longo do dia inteiro. Isso ocorre pela pressão que aplicamos no ato de mastigar.

Assim como qualquer outro músculo, quanto mais exercício, mais força ele acumula. Já parou então para pensar quantas vezes por dia você mastiga ou está movimentando esse músculo? Pois é!

Ele é o principal responsável pelo movimento de abre e fecha da nossa boca. Seja quando estamos mastigando, falando, bocejando, qualquer ação na mandíbula é feita por ele.

Como Funciona o Músculo Mais Forte do Corpo Humano?

De forma geral, muitos músculos da cabeça e do pescoço participam do processo de mastigação, mas apenas quatros são considerados os principais músculos mastigatórios:

  1. Músculo masseter;
  2. Músculo temporal;
  3. Músculo pterigóideo lateral;
  4. Músculo pterigóideo medial.

O masseter é um desses quatro do sistema de mastigação que tem como principal função elevar a mandíbula, causando um intenso fechamento da boca. Por isso, é considerado o músculo mais potente.

Além disso, ele ainda auxilia também no processo de estabilização da tensão da cápsula articular da articulação temporomandibular.

Anatomia do Músculo Mais Forte do Corpo

Ele é um músculo espesso e retangular da mastigação. Além disso, possui uma parte superficial e outra profunda, ambas originando-se do arco zigomático.

A partir desse arco, ele se estende até a face lateral do ramo da mandíbula e é ainda composto por duas partes, também chamadas de feixes. São elas:

  • Ântero-lateral (superficial).
  • Póstero-medial.

Assim, por estar exatamente localizado na porção lateral da mandíbula, acaba sendo totalmente inervado pelo nervo trigêmeo.

Importância do Músculo

Além da série de funções pelas quais ele é responsável que já citamos aqui, algumas atividades que exerce dentro da cavidade bucal são bastante importantes.

Por ser quem, de forma mais prática, ajuda a puxar a mandíbula, é quem possibilita o movimento de abre e fecha. Sem isso, não seria possível de realizarmos a mastigação.

Problemas que Envolvem o Músculo Mais Forte do Corpo Humano

Por mais que tenha todos esses benefícios e seja tão essencial para certas atividades do dia a dia, é comum que, por ser tão utilizado, tenha problemas com mais facilidade.

Um dos mais conhecidos é a disfunção da ATM. Dores, estalos, inchaço são apenas alguns dos incômodos que essa articulação pode ter.

Você já reparou como quando um atleta, por exemplo, está exercendo uma força muito grande, a mandíbula de pronto fica tensionada?

Pois é, esse é um reflexo natural que muitas pessoas costumam praticar, geralmente sem perceber. Porém, pode trazer sérios problemas para a área.

Existem exercícios que ajudam a preservar a região, sabia? Os mais comuns são:

  • Exercício de abertura máxima;
  • Exercício de movimento lateral;
  • Auto-massagem.

Por mais que seja o músculo mais forte do corpo humano, devemos sempre exercitá-lo com cuidado, pois uma simples lesão pode trazer sérias consequências.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.