Movimento de Bennett atua em processos como respiração e fala

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual a relevância deste e dos outros movimentos mandibulares

Movimentos mandibulares são fundamentais para o bom funcionamento de nosso organismo. E entre eles, um de bastante destaque é o movimento de Bennett.

Os movimentos da mandíbula auxiliam em processos a fala, a mastigação e até mesmo a respiração. E para isso, contam com a ajuda do movimento de Bennett. Mas, afinal, em que consiste esse movimento?

Movimento de Bennett é descrito como a simples rotação de um côndilo, enquanto o outro desliza para frente. Contudo, durante o movimento para os lados, há um deslocamento lateral de toda a mandíbula.

Isso ocorre ao mesmo tempo em que se realiza o processo de rotação e translação.

Assim, o côndilo do lado do movimento não permanece estático, mas desloca-se cerca de 1,5mm para o lado do movimento que está sendo efetuado.

Grau do Movimento de Bennett

O grau de movimento de Bennett varia de pessoa para pessoa, e os articuladores podem ser ajustados para possibilitar uma regulagem de acordo com a estrutura óssea do paciente.

Esse ajuste é bastante importante, já que os caminhos pelos quais as cúspides opostas superiores e inferiores deslizam em movimentos laterais são afetados pela presença ou ausência do movimento de Bennett.

Caso exista algum tipo de falha durante essa movimentação, pode ser que o paciente enfrente alguns problemas relacionados à ATM, que interferem diretamente na oclusão dentária.

Problemas Devido a Erros Recorrentes no Movimento de Bennett?

Caso exista alguma disfunção na realização dos movimentos mandibulares, o problema recebe o nome de DTM, que indica uma disfunção temporomandibular.

A doença é crônica e muitas vezes possui o seu diagnóstico dificultado por ter causas variadas, como traumas, problemas de desenvolvimento e até mesmo o bruxismo.

As principais formar de tratamentos envolvem compressas com bolsas de água quente, uso de relaxantes musculares e aparelhos de mordida.

Já em casos em que o quadro de DTM é muito grave, o profissional pode indicar uma intervenção cirúrgica para sanar o problema.

Outros Movimentos Mandibulares Importantes

Além do movimento de Bennett, a nossa mandíbula ainda pode realizar outros deslocamentos.

Entre eles, é válido destacar:

Movimento de Abertura e Fechamento Mandibular

Para que ambos possam ocorrer, é necessário que aconteça o movimento de transrotação. Porém, o processo acontece de forma diferente durante a abertura e o fechamento.

Para que a abertura maxilar seja possível, os músculos pterigóideos precisam tracionar o conjunto côndilo-disco articular anterior.

Entretanto, para que possamos fechar a nossa cavidade bucal, é necessária a ação dos músculos masseteres, temporais e pterogóideos mediais. Assim, o côndilo pode retornar à face mandibular ao final da movimentação.

Protusão e Retrusão

Protusão é o ato de posicionar a mandíbula para frente. E para que isso ocorra, é necessária a atuação dos músculos pterigóides laterais e médios em conjunto com o deslizamento dos côndilos sobre a eminência articular.

Já o movimento de retrusão ocorre a partir da translação posterior da mandíbula.

Com o auxílio das fibras posteriores do músculo temporal, os côndilos se deslocam posteriormente, possibilitando a realização desse movimento.

Agora você já conhece um pouquinho mais sobre o movimento de Bennett e a importância de nossa mandíbula. Lembre-se, ao notar qualquer sinal de DTM, o ideal é consultar um profissional da saúde o mais rápido possível.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.