Molhar a escova de dente é necessário? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui se os cirurgiões-dentistas recomendam molhar a escova de dente antes da escovação

Para e pense sobre seus hábitos durante a escovação: você tem o costume de molhar a escova de dente depois de colocar a pasta? Ou, talvez antes? Muitos de nós aprendemos realizar essa ação, não é mesmo?

Como molhar a escova de dente já está inserido na rotina, poucos se perguntam se realizar esse ato é realmente o melhor caminho.

O ato de molhar a escova de dente pode ter diferentes explicações. Alguns fazem para deixar a boca mais úmida, outros acreditam que isso fará mais espuma com a pasta. Mas, afinal, é correto fazer isso?

Neste artigo, iremos tirar as suas dúvidas sobre molhar a escova. Vamos começar?

Devo Molhar a Escova de Dente?

Como já vimos, na hora de escovar os dentes é normal que o seu primeiro instinto seja passar uma água na escova de dente. Ou até mesmo, logo após colocar a pasta nas cerdas.

Mas os cirurgiões-dentistas alertam que talvez essa não seja a melhor escolha. As nossas escovas têm cerdas, que atuam na higiene e retirada de impurezas da bocas.

As cerdas agem como uma esponja. Por isso, caso você molhe a escova, as cerdas irão absorver a água. E, isso prejudica a absorção da pasta de dente.

Assim, a sua higienização não será satisfatória. Por isso fique atento: evite molhar a escova.

Agora, outra dúvida pode surgir: pode molhar o creme dental? Assim como os profissionais odontológicos indicam que você evite molhar a escova, você também deve evitar molhar o creme dental.

Isso porque a água adicionada faz com que o creme dental fique muito mais diluído. Desse modo, o creme perde algumas características e o seu efeito de limpeza.

A adição de água também faz a produção de espuma aumentar. Mas não se engane! Não é porque tem bastante espuma que você está escovando os dentes da maneira correta.

Pelo contrário, a espuma pode atrapalhar a sua visão e diminui o atrito das cerdas nos dentes. Por isso, evite molhar o creme dental também.

Cuidados Complementares com a Saúde Bucal

Agora que você já sabe que deve evitar molhar a escova e o creme, fique atento para outros cuidados com a higiene oral. Para isso, fizemos uma lista com algumas recomendações.

  • Escove os dentes depois das refeições e antes de ir dormir. É importante fazer movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes;
  • Lembre de sempre escovar a língua também. Isso porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, fique atento: é importante tentar não passar a escova bruscamente;
  • O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso limpar toda a área ao redor do dente e perto da gengiva;
  • O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para manter e completar a limpeza bucal todos os dias;
  • Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consumir bastante vitaminas e nutrientes;
  • Não se esquecer de se manter hidratado sempre que puder;
  • Fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes, como refrigerantes e cafés; e
  • Faça visitas regulares ao dentista de confiança.

Ao seguir essas recomendações e evitar molhar a escova de dente, você garante um sorriso bonito e saudável!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!