É fundamental ficar atento e filtrar tudo o que você lê na internet
Você já ouviu dizer que escovar os dentes com açafrão pode ajudar a clareá-los? Ou que usar carvão ativado pode deixar o seu sorriso mais branco e saudável? Pois é, meus amigos, nessa era cheia de notícias falsas e modismos, é essencial filtrar o que podemos ou não acreditar.
Os modismos muitas vezes são propagados por sites populares ou até por famosos, os conhecidos digital-influencers. Mas convenhamos, é muito ruim quando aquela simpatia de vó acaba virando uma recomendação padrão na odontologia.
Os modismos podem ser colocados como as fake-news da odontologia. Trata-se de informações e técnicas propagadas como verdadeiras e benéficas, mas que na verdade são extremamente prejudiciais a nossa saúde bucal.
Esse tipo de informação é propagada de forma muito veloz, e possui um alcance extremamente amplo.
Isso se deve à época de hiper-informação em que vivemos, onde qualquer bobagem sem quaisquer respaldo de estudos científicos é espalha através rede e tratada como uma verdade absoluta.
Como os modismos podem afetar a nossa saúde bucal
Vez ou outra, aparecem na rede soluções milagrosas e fórmulas caseiras que acabam caindo na graça de uma parcela da população.
Falando de saúde bucal, podemos dizer que tiveram seus momentos de fama, o bicarbonato de sódio, a cúrcuma e, mais recentemente, a argila.
E muitas vezes esses modismos na odontologia mais atrapalham do que ajudam, colocando em risco a saúde bucal das pessoas.
Eles podem inclusive desgastar o esmalte, enfraquecer o dente e aumentar a sensibilidade a alimentos quentes e frios.
Por isso, é inaceitável que você leve mais em consideração a palavra de um influencer que a de um profissional da área, que estudou duro para se formar, e é muito mais qualificado para te auxiliar com qualquer questão relacionada à odontologia.
Modismos alimentados pelos profissionais da área
Bom, para começar, saúde não é moda. Porém, no meio odontológico, podemos observar pessoas pagando por tratamentos estéticos e deixando de lado os funcionais.
Como por exemplo, alguns pacientes optam por realizar uma bichectomia e deixar de lado um tratamento de canal ou um implante dentário.
Assim, observamos uma inversão de valores. Ter um rosto fino, porém sem alguns dentes ou com dentes podres não é uma boa ideia.
Modismo e saúde bucal não combinam. O foco deve ser nas doenças mais prevalentes e não na realização de manobras estéticas.
Cuidado com o que você lê na internet
Tome muito cuidado com receitas mirabolantes que prometem resultados instantâneos. Procure por sites confiáveis e informação com base em evidência científica.
Você deve suspeitar resultados fáceis para qualquer área da saúde. Na dúvida, procure um profissional da área ou até um especialista para o problema apresentado.
Visite seu dentista com frequência e abuse da prevenção escovando os dentes com escova macia, pasta de dentes com flúor e utilização do fio dental pelo menos uma vez ao dia.
E não se engane. Isso não se trata de nenhum modismos, mas é capaz de deixar seu sorriso e sua saúde bucal em dia.