Microcirurgia endodôntica é alternativa de tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como a microcirurgia endodôntica é realizada pelos profissionais

Após a realização do tratamento e retratamento na área da endodontia, o paciente ainda pode apresentar problemas no dente. Para esses casos, os profissionais indicam a microcirurgia endodôntica.

É importante que o paciente saiba que a microcirurgia endodôntica é apenas indicada após uma avaliação criteriosa do seu quadro clínico.

Microcirurgia endodôntica é um procedimento alternativo para recuperar dentes que já foram tratados, mas não tiveram resultados positivos.

Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo. Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre a microcirurgia endodôntica. Vamos começar?

Indicações Para a Microcirurgia Endodôntica

Como já vimos, a também chamada microcirurgia endodôntica piezoelétrica é indicada nos casos em que o paciente passou pelo tratamento ou retratamento, mas não obteve sucesso.

O tratamento endodôntico é toda técnica com a finalidade de recuperar partes da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais que foram afetados e comprometidos.

As principais razões para o paciente precisar desse tratamento são:

  • Dor nos dentes;
  • Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula;
  • Trauma visível, como dentes escurecidos que podem indicar infecção;
  • Inchaço;
  • Bolhas e pus;
  • Dificuldade para mastigar; e
  • Exposição do nervo.

No entanto, alguns casos clínicos não apresentam sucesso nesse tratamento.

Dessa forma, os profissionais precisam recorrem primeiramente ao retratamento endodôntico. Ele é o procedimento no qual o dentista corrige os problemas que não foram solucionados no tratamento original.

Os profissionais primeiro recorrem a esse retratamento por ele ser um processo menos invasivo. Em linhas gerais, as etapas do retratamento são:

  • Remoção do material obturador antigo;
  • Reinstrumentação; e
  • Reobturação dos canais radiculares.

Quando os problemas persistem em continuar, os profissionais precisam recorrer à outras técnicas, como a microcirurgia endodôntica.

Técnicas Para Recuperar a Saúde dos Elementos Dentários

Assim que os resultados das etapas anteriores não forem os esperados, os profissionais podem optar pela cirurgia endodôntica tradicional ou pela microcirugia. Mas, afinal, quais são as diferenças entre elas?

Bom, primeiro devemos saber que ambos os procedimentos são feitos para tentar recuperar a funcionalidade e a estética dos elementos dentários.

Além disso, é importante lembrar que durante os dois procedimentos o paciente estará sobre efeito da anestesia. Dessa forma, na maioria dos casos, os pacientes não sentem nenhuma dor.

Pronto! Chegamos as diferenças. Enquanto a cirurgia tradicional é realizada sem a ajuda de alguns instrumentos, a microrcirurgia é feita com eles. Os principais são o microscópio e o ultrassom.

A grande vantagem do uso desses instrumentos é que o profissional consegue ter uma visão mais precisa das estruturas, prevendo assim o resultado do procedimento.

Além disso, na maioria dos casos em que é feita a microcirurgia, os pacientes não precisam passar por uma nova reabilitação protética pós microcirurgia endodôntica.

Isso porque os profissionais conseguem manter os elementos necessários saudáveis na boca.

Agora, que tal marcar um consulta com o seu dentista de confiança? Dessa forma, você consegue entender se a microcirurgia endodôntica é o tratamento mais indicado para o seu quadro clínico.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.