DENTISTAS

Microagulhas são utilizadas para ação anestésica tópica

Microagulhas são utilizadas para ação anestésica tópica

Confira aqui como as microagulhas são usadas pelos profissionais da área da odontologia

Nós já falamos aqui na Simpatio sobre os pacientes que têm medo de dentista. E, vimos que um dos motivos é pelo temor de agulhas. Por isso, os profissionais da área da odontologia criaram as microagulhas.

Cada uma delas têm cerca de 700 micrômetros de comprimento. Desse modo, o tamanho das microagulhas ajuda a acalmar pacientes. Além disso, também auxilia na ação e na duração das anestesias tópicas.

As microagulhas são pequenos instrumentos usados para a ação anestésica. Elas são exemplos de alternativa para o uso das anestesias odontológicas.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre as microagulhas na odontologia. Vamos começar?

Como funciona a aplicação das microagulhas?

Os profissionais injetam substâncias de caráter anestésico nas microagulhas. Desse modo, quando os materiais forem colocados sobre uma área da cavidade bucal, pequenos furos são criados.

Com isso, as substâncias são liberadas e penetram a área. Assim, ocorre a ação da anestesia tópica.

Desse modo, as substâncias tiram a sensibilidade da cavidade bucal do paciente. Normalmente, a ação é local e gera aquela sensação comum de formigamento e dormência.

Benefícios do Tratamento com Microagulhas

Um dos benefícios trazidos pelo uso da microagulha, como já vimos, é a sensação de calmaria que traz para o paciente. Com isso, ele fica mais tranquilo durante os procedimentos.

O paciente relaxado auxilia no atendimento do profissional. Isso porque ele fica mais tranquilo e seguro durante a aplicação do anestésico.

Além disso, as substâncias injetadas pelos pequenos instrumentos conseguem alcançar regiões bem mais profundas da mucosa oral. Por isso, o efeito anestésico é mais eficiente e mais duradouro.

Quais procedimentos odontológicos utilizam as microagulhas?

Os profissionais da área da odontologia podem utilizar a microagulha nos seguintes procedimentos odontológicos:

  • Tratamento da cárie: podem ser realizadas limpezas profundas, restaurações dentárias e até tratamento de canal;
  • Tratamento de canal: recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal;
  • Extração de dentes: cirurgia que resulta na remoção total de um ou mais dentes que não podem ser recuperados por meio de outro tratamento; e
  • Cirurgias odontológicas: são intervenções manuais ou com auxílio de instrumentos no tratamento de doenças ou traumatismos. Ela atua no limite da face e dos tecidos. O procedimento cirúrgico pode durar minutos ou até horas. Isso depende da complexidade do processo. A extensão da cirurgia odontológica também depende de quantas intervenções serão necessárias.

A microagulha é utilizada para diminuir ou evitar dores e incômodos. Mas lembre: a aplicação das substâncias por meio da microagulha difere de procedimento para procedimento.

Ou seja, a quantidade e o tipo de substância utilizados dependem de qual tratamento ou método será realizado.

Cuidados com a Higienização das Microagulhas

Antes do uso da microagulha, o profissional deve fazer assepsia do material. Por isso, é ideal que o cirurgião-dentista realize a desinfecção e a esterilização dos materiais.

Com esse pequeno passo de biossegurança, ambos profissional e paciente se sentem mais seguros na utilização das microagulhas.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também