Mentoplastia é uma cirurgia plástica realizada no queixo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O procedimento pode possuir tanto fins estéticos como funcionais

Se você se incomoda com seu formato facial, principalmente com a região do maxilar ou do queixo, o recomendado é realizar uma mentoplastia.

A mentoplastia também pode ser indicada para fins funcionais, como dificuldade de mastigação ou respiração.

A mentoplastia é a cirurgia realizada para tratar o formato do mento, ou seja, do nosso queixo. Ela pode ser realizada para o aumento ou redução do maxilar inferior.

A cirurgia no queixo normalmente é realizada para redução. Mas também existem casos onde o paciente deseja realizar o aumento da região, embora o procedimento seja bem mais complexo.

Quando a mentoplastia é indicada?

A cirurgia é efetuada para a correção das mais diversas deformidades, que venham a trazer tanto transtornos estéticos como funcionais. Assim, o objetivo é trazer bem estar e confiança ao indivíduo.

A indicação normalmente é baseada no tamanho e tipo da deformidade. Essas são qualificadas em proeminentes, o que qualifica uma macrogenia, deficientes, que recebem o nome de  microgenia, ou assimétricas.

Além disso, ela pode ser utilizada como um auxílio no tratamento de apneia obstrutiva, que é um distúrbio do sono bastante grave.

Como é o procedimento de mentoplastia?

Dependendo do tipo de alteração, a cirurgia do queixo pode ser dividida em:

  1. Ortognática classe 2 – esse procedimento também recebe o nome de mentoplastia de aumento. Ela é utilizada quando o maxilar superior fica localizado a frente do inferior.
  2. Ortognática de classe 3 – é realizada quando os dentes de baixo ficam muito à frente dos de cima. Muitas vezes é chamada de mentoplastia de redução.

O procedimento realizado no queixo ainda pode ser acompanhado por uma rinoplastia, para facilitar a passagem do ar e melhorar a estética.

Isso por que existe uma ligação direta entre o nariz e o queixo na harmonia facial. Assim, aliando os dois procedimentos é possível obter um resultado mais satisfatório. A junção dos dois procedimentos já recebeu até um nome, perfiloplastia.

Qual é o preço e que profissional deve realizar a cirurgia?

O preço varia bastante de caso para caso. O valor varia entre 20 e 40 mil reais, dependendo do grau de alteração no rosto do paciente.

Também existe a possibilidade do método ser realizado pelo SUS, gratuitamente. O único requisito é que a cirurgia possua fins funcionais,  como é o caso da apneia.

A técnica pode ser realizada por um cirurgião plástico especialista em mentoplastia.

Pós-operatório da mentoplastia

O paciente recebe alta ainda no mesmo dia. Porém, o processo de recuperação do procedimento no queixo pode ter duração entre 6 a 12 meses. Para agilizar, você deve seguir algumas recomendações:

  • Repouso nas primeiras 2 semanas, evitando inclusive trabalhar;
  • Aplicar compressas frias no rosto durante 10 minutos várias vezes ao dia. Isso promove uma redução do inchaço local;
  • Manter uma dieta líquida ou pastosa nos primeiros 3 meses ou de acordo com a indicação do médico.
  • Evitar esforços, não fazer exercícios e não ficar exposto ao sol;
  • Fazer sessões de fisioterapia para melhorar a mastigação, diminuir a dor e o inchaço e também a dor de cabeça causada pela tensão dos músculos.
  • Fazer drenagem linfática no rosto para diminuir o inchaço.

A cirurgia apresenta algum risco ao paciente?

Essa situação é bastante rara, mas em alguns casos o paciente pode apresentar perda da sensibilidade facial e sangramentos na boca e nariz.

Fora isso, como em qualquer procedimento cirúrgico, existe a possibilidade de ocorrer alguma infecção durante o processo de cicatrização da mentoplastia.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.