O procedimento pode possuir tanto fins estéticos como funcionais
Se você se incomoda com seu formato facial, principalmente com a região do maxilar ou do queixo, o recomendado é realizar uma mentoplastia.
A mentoplastia também pode ser indicada para fins funcionais, como dificuldade de mastigação ou respiração.
A mentoplastia é a cirurgia realizada para tratar o formato do mento, ou seja, do nosso queixo. Ela pode ser realizada para o aumento ou redução do maxilar inferior.
A cirurgia no queixo normalmente é realizada para redução. Mas também existem casos onde o paciente deseja realizar o aumento da região, embora o procedimento seja bem mais complexo.
Quando a mentoplastia é indicada?
A cirurgia é efetuada para a correção das mais diversas deformidades, que venham a trazer tanto transtornos estéticos como funcionais. Assim, o objetivo é trazer bem estar e confiança ao indivíduo.
A indicação normalmente é baseada no tamanho e tipo da deformidade. Essas são qualificadas em proeminentes, o que qualifica uma macrogenia, deficientes, que recebem o nome de microgenia, ou assimétricas.
Além disso, ela pode ser utilizada como um auxílio no tratamento de apneia obstrutiva, que é um distúrbio do sono bastante grave.
Como é o procedimento de mentoplastia?
Dependendo do tipo de alteração, a cirurgia do queixo pode ser dividida em:
- Ortognática classe 2 – esse procedimento também recebe o nome de mentoplastia de aumento. Ela é utilizada quando o maxilar superior fica localizado a frente do inferior.
- Ortognática de classe 3 – é realizada quando os dentes de baixo ficam muito à frente dos de cima. Muitas vezes é chamada de mentoplastia de redução.
O procedimento realizado no queixo ainda pode ser acompanhado por uma rinoplastia, para facilitar a passagem do ar e melhorar a estética.
Isso por que existe uma ligação direta entre o nariz e o queixo na harmonia facial. Assim, aliando os dois procedimentos é possível obter um resultado mais satisfatório. A junção dos dois procedimentos já recebeu até um nome, perfiloplastia.
Qual é o preço e que profissional deve realizar a cirurgia?
O preço varia bastante de caso para caso. O valor varia entre 20 e 40 mil reais, dependendo do grau de alteração no rosto do paciente.
Também existe a possibilidade do método ser realizado pelo SUS, gratuitamente. O único requisito é que a cirurgia possua fins funcionais, como é o caso da apneia.
A técnica pode ser realizada por um cirurgião plástico especialista em mentoplastia.
Pós-operatório da mentoplastia
O paciente recebe alta ainda no mesmo dia. Porém, o processo de recuperação do procedimento no queixo pode ter duração entre 6 a 12 meses. Para agilizar, você deve seguir algumas recomendações:
- Repouso nas primeiras 2 semanas, evitando inclusive trabalhar;
- Aplicar compressas frias no rosto durante 10 minutos várias vezes ao dia. Isso promove uma redução do inchaço local;
- Manter uma dieta líquida ou pastosa nos primeiros 3 meses ou de acordo com a indicação do médico.
- Evitar esforços, não fazer exercícios e não ficar exposto ao sol;
- Fazer sessões de fisioterapia para melhorar a mastigação, diminuir a dor e o inchaço e também a dor de cabeça causada pela tensão dos músculos.
- Fazer drenagem linfática no rosto para diminuir o inchaço.
A cirurgia apresenta algum risco ao paciente?
Essa situação é bastante rara, mas em alguns casos o paciente pode apresentar perda da sensibilidade facial e sangramentos na boca e nariz.
Fora isso, como em qualquer procedimento cirúrgico, existe a possibilidade de ocorrer alguma infecção durante o processo de cicatrização da mentoplastia.