Mentha piperita é utilizada no tratamento de candidíase oral

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A fitoterapia é uma área que oferece diversos benefícios para a odontologia

A natureza é especialista em servir soluções para diversos problemas de saúde que afetam o ser humano. No caso da Mentha piperita, sua utilização vai além do que muitos imaginam.

Inclusive, a Menta piperita é essencial até mesmo para a área da odontologia.

Mentha piperita é uma planta repleta de propriedades medicinais que pode ser utilizada para aliviar dores de cabeça, bronquites, resfriados e acne, por exemplo.

Fora isso, a hortelã-pimenta, muito aplicada no ramo alimentício ou na preparação de chás, é uma alternativa para o tratamento de doenças como enterites, gastrite, cólica intestinal e espasmos do ducto biliar.

Aplicação da Mentha piperita na odontologia

Aplicação da Mentha piperita na odontologia

A principal utilização da Mentha piperita na odontologia está diretamente relacionada com sua ação antifúngica. Isso porque seu óleo essencial conta com ação benéfica contra o fungo Candida albicans, que, por sua vez, é o causador da popular doença conhecida como candidíase oral.

O que é candidíase oral?

A candidíase oral é uma infecção ocasionada pelo acúmulo de fungos na cavidade bucal. Popularmente conhecida como sapinho, a doença atinge principalmente a região interna da boca e mucosa da língua.

Apesar de ser curável, ela apresenta alguns sintomas bastante incômodos aos afetados:

  • Manchas brancas nos elementos da cavidade bucal;
  • Dificuldade de engolir;
  • Diferença no paladar;
  • Dor na boca;
  • Mau hálito;
  • Vermelhidão;
  • Ardência.

A candidíase pode ser responsável pelo desenvolvimento da xerostomia, a famosa boca seca, provocando rachaduras e sangramentos na cavidade oral.

Outras possíveis causas para candidíase oral

O acúmulo do fungo na boca é principalmente provocado por falhas na higiene bucal. No entanto, alguns outros fatores também podem facilitar o desenvolvimento do doença:

  • Uso recorrente de corticosteroides;
  • Má higienização da dentadura;
  • Uso de antibióticos;
  • Uso de medicamentos imunossupressores;
  • Tabagismo;
  • Pacientes submetidos a tratamentos de quimioterapia;
  • Idosos;
  • Diabéticos;
  • Pacientes soropositivos.

Tratamento da candidíase oral

A melhor maneira de curar um caso de sapinho é procurando um dentista de confiança. Assim, o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Além do uso de mentha piperita, alguns medicamentos antifúngicos também podem ajudar.

É sempre importante lembrar que a prevenção é um bom método de evitar diversas doenças na cavidade bucal. Por isso, escovar os dentes de forma regular e adequada é uma das formas de impedir o avanço da candidíase na boca.

Mentha piperita e mau hálito

Conheça atividade antifúngica da planta de hortelã

Os benefícios da planta em relação à saúde bucal não acabam em sua atividade antifúngica, já que a realização de um gargarejo com hortelã-pimenta é extremamente útil para quem quer acabar com o mau hálito.

Em geral, o mau hálito também está relacionado com o acúmulo e a ação de microrganismos nocivos em nossa boca, possibilitada pela má higiene bucal.

Algumas recomendações previnem a halitose. São elas:

  • Comer regularmente de três em três horas;
  • Beber água;
  • Higiene oral completa;
  • Consumir frutas cítricas, vegetais, ervas e alimentos que possam ser ingeridos com casca.

Por isso, para quem quer contar com um hálito refrescante e ainda acabar a candidíase oral, a Mentha piperita é uma boa aliada.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.