Fitoterapia ajuda no tratamento de diversas doenças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Utilizada há pelo menos cinco mil anos, é uma alternativa natural a medicamentos

Cada vez mais popular, a fitoterapia é utilizada por pessoas do mundo todo. Existem inúmeros medicamentos no mercado que carregam a etiqueta de “produto natural”.

Além de maior eficácia terapêutica, esses produtos da medicina voltada à fitoterapia prometem a ausência de efeitos colaterais e de sequelas.

A fitoterapia é a ciência que estuda as plantas medicinais e seu uso no tratamento de doenças. Ela é considerada a prática terapêutica mais antiga utilizada pelo homem.

Benefícios da Fitoterapia

Existem diversos benefícios da fitoterapia para a saúde, se comparada a outros tipos de tratamento que requerem o uso de fármacos.

Afinal, esse recurso terapêutico não costuma apresentar efeitos colaterais graves igual a alguns remédios, principalmente os que são tarja preta.

Indicado para combater uma infinidade de doenças, esta terapia tem como objetivo a cura natural de certas patologias. Então, não há o abuso de substâncias sintéticas que estão presentes em compostos farmacológicos consumidos no dia a dia, por exemplo.

Sobretudo, esse tratamento não apresenta o risco de dependência química como as demais alternativas medicamentosas.

No entanto, por diversos motivos e devido aos componentes de sua composição, os fitoterápicos podem demorar um pouco mais para agir.

Cuidados com a Fitoterapia

Mesmo sendo produtos obtidos por meio de plantas, é preciso ter cautela. As pessoas tendem a acreditar que só porque é natural não causa mal algum. Mas isso é um equívoco, já que pode resultar em problemas graves.

Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser usados a partir de uma orientação médica, embora o risco de algum efeito colateral grave por conta de superdosagem seja muito difícil.

O que pode haver mais facilmente é alguma manifestação desencadeada por uma alergia ao fitoterápico. Dessa forma, trata-se de uma reação do sistema imunológico que pode levar ao desenvolvimento de urticárias, angioedemas e eczemas.

Existem ainda muitas plantas cujos efeitos não são bem conhecidos. E usá-las sem o consentimento de um profissional da saúde pode ser prejudicial.

Uso da Fitoterapia na Odontologia

A fitoterapia na odontologia contribui para o tratamento e a prevenção das mais diversas doenças bucais. Ela funciona por meio da prescrição de medicamentos à base de plantas medicinais, também conhecidos como fitomedicamentos.

Inclusive, o tratamento odontológico com fitoterapia é muito procurado pela população e está inserido no sistema público de saúde do Brasil.

As principais vantagens geradas pelos medicamentos fitoterápicos para os pacientes são:

  • Causar menos efeitos colaterais;
  • Garantir maior conforto durante o tratamento;
  • Excelência no atendimento;
  • Fornecer tratamentos menos invasivos.

Dentre alguns exemplos de materiais e de medicamentos que podemos citar estão os óleos essenciais do cajueiro e do cravo, sendo os mais indicados para odontalgias.

A romã possui atividade antimicrobiana sobre o Streptococcus mutans, um microrganismo de extrema importância na formação do biofilme dentário, a gengivite e as feridas bucais, por contar com uma ação antisséptica e antibiótica.

Por isso, é importante entender que a relação entre fitoterapia e saúde bucal oferece vários benefícios. E eles atingem desde a economia para o bolso do paciente até o fato de ser uma opção natural.

Mas, como dissemos, é fundamental consultar seu dentista antes de tornar-se um adepto da fitoterapia.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!