A fitoterapia é uma área que oferece diversos benefícios para a odontologia
A natureza é especialista em servir soluções para diversos problemas de saúde que afetam o ser humano. No caso da Mentha piperita, sua utilização vai além do que muitos imaginam.
Inclusive, a Menta piperita é essencial até mesmo para a área da odontologia.
Mentha piperita é uma planta repleta de propriedades medicinais que pode ser utilizada para aliviar dores de cabeça, bronquites, resfriados e acne, por exemplo.
Fora isso, a hortelã-pimenta, muito aplicada no ramo alimentício ou na preparação de chás, é uma alternativa para o tratamento de doenças como enterites, gastrite, cólica intestinal e espasmos do ducto biliar.
Aplicação da Mentha piperita na odontologia
A principal utilização da Mentha piperita na odontologia está diretamente relacionada com sua ação antifúngica. Isso porque seu óleo essencial conta com ação benéfica contra o fungo Candida albicans, que, por sua vez, é o causador da popular doença conhecida como candidíase oral.
O que é candidíase oral?
A candidíase oral é uma infecção ocasionada pelo acúmulo de fungos na cavidade bucal. Popularmente conhecida como sapinho, a doença atinge principalmente a região interna da boca e mucosa da língua.
Apesar de ser curável, ela apresenta alguns sintomas bastante incômodos aos afetados:
- Manchas brancas nos elementos da cavidade bucal;
- Dificuldade de engolir;
- Diferença no paladar;
- Dor na boca;
- Mau hálito;
- Vermelhidão;
- Ardência.
A candidíase pode ser responsável pelo desenvolvimento da xerostomia, a famosa boca seca, provocando rachaduras e sangramentos na cavidade oral.
Outras possíveis causas para candidíase oral
O acúmulo do fungo na boca é principalmente provocado por falhas na higiene bucal. No entanto, alguns outros fatores também podem facilitar o desenvolvimento do doença:
- Uso recorrente de corticosteroides;
- Má higienização da dentadura;
- Uso de antibióticos;
- Uso de medicamentos imunossupressores;
- Tabagismo;
- Pacientes submetidos a tratamentos de quimioterapia;
- Idosos;
- Diabéticos;
- Pacientes soropositivos.
Tratamento da candidíase oral
A melhor maneira de curar um caso de sapinho é procurando um dentista de confiança. Assim, o profissional poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Além do uso de mentha piperita, alguns medicamentos antifúngicos também podem ajudar.
É sempre importante lembrar que a prevenção é um bom método de evitar diversas doenças na cavidade bucal. Por isso, escovar os dentes de forma regular e adequada é uma das formas de impedir o avanço da candidíase na boca.
Mentha piperita e mau hálito
Os benefícios da planta em relação à saúde bucal não acabam em sua atividade antifúngica, já que a realização de um gargarejo com hortelã-pimenta é extremamente útil para quem quer acabar com o mau hálito.
Em geral, o mau hálito também está relacionado com o acúmulo e a ação de microrganismos nocivos em nossa boca, possibilitada pela má higiene bucal.
Algumas recomendações previnem a halitose. São elas:
- Comer regularmente de três em três horas;
- Beber água;
- Higiene oral completa;
- Consumir frutas cítricas, vegetais, ervas e alimentos que possam ser ingeridos com casca.
Por isso, para quem quer contar com um hálito refrescante e ainda acabar a candidíase oral, a Mentha piperita é uma boa aliada.