Menopausa causa prejuízos à saúde bucal da mulher

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como a menopausa afeta a higiene oral

O nosso organismo está em constante mudança. Uma transformação marcante na vida da mulher, por exemplo, é a menopausa.

Ela acontece de forma natural e traz alterações corporais. Além disso, ela atinge as mulheres com cerca de 40 ou 50 anos. Mas, afinal, o que é a menopausa?

A menopausa corresponde ao declínio dos hormônios reprodutivos de forma natural. Além disso, a menopausa equivale a data da última menstruação da mulher.

Esses declínios dos hormônios trazem mudanças no organismo da mulher. Por exemplo, vemos impactos da menopausa na saúde bucal.

Conhecendo um pouco mais

Normalmente, não é necessário fazer exames para diagnosticar a menopausa. Assim, você pode ter uma conversa com o seu ginecologista de confiança.

No entanto, o profissional pode pedir por testes que confirmem o diagnóstico.

Assim, os exames de sangue irão determinar o seu nível de: hormônio folículo-estimulante (FSH), estrogênio (estradiol) e hormônio estimulante da tireoide (TSH).

Por conta dessas alterações, a mulher pode sentir os seguintes sintomas:

  • Calor;
  • Dificuldade para urinar;
  • Ressecamento vaginal;
  • Diminuição da libido;
  • Alterações na pele; e
  • Perigo de doenças cardiovasculares.

Quais problemas bucais a menopausa causa?

Entre os prejuízos bucais causados pelo declínios de hormônio são:

  • Cárie: é uma lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso.
  • Placa Bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias.
  • Tártaro: forma endurecida de uma placa bacteriana que se acúmula nos dentes.
  • Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais.
  • Mau hálito: cheiro desagradável que sai da boca.
  • Síndrome da boca ardente: é causada pela alteração hormonal. A cavidade bucal fica com dor intensa e elementos como lábios, gengiva e palatos são afetados;
  • Boca seca: é a diminuição e até interrupção da secreção salivar na cavidade bucal. Assim, a boca fica desidratada. Ela é causa pela falta de estrogênio no organismo.
  • Osteoporose: é uma doença que, na maioria das vezes, afeta pessoas do sexo feminino e da terceira idade. Ela atinge os ossos, consistindo na diminuição de sua densidade; e
  • Distúrbios de alimentação: padrão de alimentação que traz prejuízos para a saúde do paciente. Podem causar lesões e traumas na boca, erosão dentária e enfraquecimento dos dentes.

Cuidados bucais

Você precisa tomar cuidados especiais com a higiene oral para evitar que a menopausa cause muitos danos na nossa cavidade bucal.

Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Além disso, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Faça visitas regulares ao seu dentista! É a forma ideal de tirar todas as suas dúvidas sobre menopausa e saúde bucal.

Com uma saúde bucal em dia, você pode manter os prejuízos da menopausa longe. Se previna e tenha um sorriso perfeito!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.