Melatonina: o hormônio do sono que afeta seu sorriso

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O hormônio do sono pode garantir um sorriso saudável e prevenir outras doenças

Todo nosso corpo funciona por reações químicas. Qualquer desequilíbrio nessas reações leva o corpo a sofrer as consequências. É o exemplo da melatonina, um hormônio que, se estiver em falta, pode prejudicar nossa saúde.

Também conhecida como hormônio do sono, a melatonina tem impacto direto na nossa saúde bucal e bem estar. Nesse artigo, vamos abordar a importância desse hormônio em todo o corpo e seus impacto na saúde bucal.

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal do cérebro. É o responsável pela regulação do nosso sono. Esse hormônio é liberado durante a noite, uma vez que é necessária ausência da luz para que ele seja estimulado.

Sua produção natural costuma diminuir ao longo dos anos. Por isso, é importante manter um controle sobre os seus níveis. Caso seja necessário, o paciente pode enriquecer sua dieta com alimentos que possuem melatonina ou consumir suplementos receitados pelo médico.

Qual a função da melatonina?

A melatonina faz parte do sistema endócrino do corpo. Esse sistema é o responsável por regular as funções do sono, vigília e funcionamento do sistema imunológico.

Por isso, a melatonina também é conhecida como “o hormônio do sono”. Em pouca quantidade no organismo, ela tende a causar insônia e outras doenças.

Isso porque o hormônio funciona como um regulador – sem ele, todas as reações químicas do corpo entram em desequilíbrio e afetam muito mais do que apenas o sono.

Os baixos níveis de melatonina estão relacionados, inclusive, com o câncer, uma vez que a imunidade fica fragilizada sem ela.

Qual é sua relação com a saúde bucal?

Alguns estudos apontam que pacientes com altas taxas de melatonina possuem baixos índices de doenças periodontais.

Isso porque o hormônio tem propriedades antioxidantes, que protege as células de processos inflamatórios e dos danos causados pela oxidação.

Além disso, a melatonina é essencial para manter nosso sistema imunológico forte! Ou seja, manter seus níveis de melatonina em ordem garantem uma boa noite de sono e saúde bucal em dia.

Quais os benefícios desse hormônio?

Como podemos ver, o hormônio do sono não se limita a nos fazer dormir bem. Reunimos aqui mais benefícios de manter os níveis de melatonina no organismo:

Induz o sono

Essa nós já sabíamos, mas vale saber como o hormônio pode mudar a qualidade do nosso sono. Devido à sua ação vasodilatadora e poder de diminuir a temperatura do corpo, ela ajuda a estimular o sono, mesmo durante o dia.

Se você dorme e acorda cansado, mesmo depois de dormir por horas, você pode sofrer com a falta de melatonina. Ela também é usada para tratar casos de insônia ou de problemas neurológicos que prejudicam uma boa noite de sono.

Previne o câncer

Existem estudos que indicam que a melatonina pode prevenir e combater vários tipos de câncer, principalmente o de mama e de próstata.

Isso porque o hormônio inibe a chamada angiogênese, que é o desenvolvimento de vasos sanguíneos alimentadores de células cancerígenas.

O hormônio também pode ser usado no tratamento contra o câncer, amenizando os efeitos colaterais da quimioterapia.

O resultado é de menos feridas na boca e fadiga, entre outros sintomas, além de aumentar a chance de sobrevida.

Previne enxaquecas

A melatonina possui propriedades antioxidantes e estimula a produção de serotonina, a substância que promove sensação de bem estar. Essas duas ações acalmam o cérebro e previnem crises de enxaqueca.

Fornece energia ao corpo

Suas propriedades antioxidantes também aumentam a disposição do corpo e melhoram o desempenho em atividades físicas. Além disso, o hormônio ajuda na recuperação muscular – o que é ótimo para quem quer ganhar massa magra de forma rápida e saudável!

Trata o Mal de Parkinson e a epilepsia

Nas duas doenças, os pacientes reclamam da insônia. Obviamente, regular os níveis de melatonina faz com que esses pacientes durmam melhor – mas os benefícios não param por aqui!

Para os pacientes com Parkinson, o hormônio ajuda nas funções motoras, diminuindo a rigidez e os tremores. Já os pacientes com epilepsia apresentam menos crises convulsivas.

Protege o sistema imunológico

Novamente, um benefício das suas funções antioxidantes! A melatonina é capaz de fortalecer a imunidade, protegendo o organismo de várias doenças, como gripes e resfriados.

Além de ajudar com outras enfermidades ocasionadas pela ação do tempo e do envelhecimento.

Previne o Alzheimer

O Alzheimer tem como uma das principais causas os radicais livres. Uma forma de inibir esses radicais livres é com antioxidantes – o que, como vimos, é uma das propriedades da melatonina.

Como saber se preciso ingerir mais melatonina?

Se você acredita que a melatonina poderia ajudar na sua qualidade de vida ou apenas quer checar seus níveis, é recomendado que você procure um endocrinologista.

Ele é o médico que fará os exames adequados para saber se esse e outros hormônios estão nos níveis ideais e te indicar o melhor tratamento, se necessário.

Gostou de saber mais sobre a melatonina? Ela é apenas um exemplo de como todo nosso corpo está conectado e que manter hábitos saudáveis ajuda o corpo todo – incluindo nossos sorrisos!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.