Mucosite oral afeta pessoas em tratamento oncológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Primeiros sinais da mucosite são vermelhidão e inchaço na boca

Os tratamentos oncológicos costumam ter diversos efeitos colaterais. Um deles é a mucosite, problema que pode afetar a alimentação do paciente.

Por ser um momento delicado para sua saúde, é importante ficar atento às doenças bucais. Nesse artigo, conversaremos sobre o que é, como prevenir e como tratar a mucosite.

Mucosite (ou mucosite oral) é o nome dado as feridas que surgem na mucosa da boca. A mucosite é parte de um quadro de inflamação de toda a mucosa gastrointestinal. Essas feridas são efeitos colaterais da quimioterapia ou da radioterapia.

Quais são os sintomas da mucosite?

Os primeiros sinais são a vermelhidão e o inchaço na boca. Se você perceber esses dois fatores, já procure seu dentista. Você pode prevenir o avanço dessa ou de outras doenças logo no início!

O paciente também pode ver ou sentir a formação de feridas na boca. Na maioria das vezes, elas comprometem a fala e a alimentação.

A mucosite pode atrapalhar meu tratamento?

Infelizmente, sim. O corpo que recebe os tratamentos oncológicos já está mais sensível a contrair doenças.

A mucosite oral pode atrapalhar os pacientes oncológicos de três maneiras:

Perda de peso ou desidratação:

Se você não cuidar das feridas, elas aumentam e atrapalham sua alimentação. Sem consumir os alimentos necessários ou beber água o suficiente, seu corpo, já frágil, fica ainda mais sensível.

Em casos mais sérios, o paciente precisa ser internado até normalizar sua condição.

Porta de entrada para outras doenças:

As feridas na boca acabam deixando livre a entrada de bactérias na corrente sanguínea. Além de doenças na boca, como cáries e gengivite, o paciente fica exposto a diversas doenças transmissíveis.

Como a quimioterapia e a radioterapia diminuem a imunidade, o corpo pode não conseguir se proteger dessas doenças. Por isso, não descuide!

Interrompendo o tratamento:

Se o paciente desenvolver um caso muito severo de mucosite, é necessário diminuir as doses da quimio ou da radioterapia. Ou seja, há um atraso no tratamento oncológico para cuidar dessa doença.

Como prevenir a mucosite?

A prevenção começa antes mesmo de se iniciar a quimio ou a radioterapia. Você deve procurar um dentista, de preferência um que já te acompanhe, para fazer um check up geral.

Se você usa próteses, aparelhos ou fez qualquer procedimento nos dentes, é preciso checar se estão em perfeito estado. Uma prótese machucando, por exemplo, pode iniciar uma ferida.

É essencial que sua saúde bucal esteja em perfeito estado antes que você comece seu tratamento. Isso evita não só a mucosite oral, como outros problemas e infecções.

Ainda sobre saúde bucal: é muito importante ter uma higiene exemplar. O recomendado é que se use as escovas mais macias e que se faça os bochechos recomendados pelo dentista.

E quais os tratamentos?

Cada nível de mucosite oral terá um tipo de tratamento. Como os pacientes oncológicos não podem consumir alguns tipos de medicamentos, cada dentista irá buscar um meio para curar as feridas.

Um tratamento muito usado e eficaz é a laserterapia. O laser é usado para tratar as células afetadas, tendo efeito analgésico e cicatrizante.

Além disso, esse tratamento é indolor, não invasivo e pode ser feito até mesmo em crianças. Procure informações sobre esse tratamento com seu dentista para aplicá-lo junto a outras medidas.

É importante ressaltar que, quanto antes você iniciar seu tratamento, melhores serão os resultados e mais fácil será esse processo. Ao primeiro sinal da mucosite, procure seu dentista!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.