Função da medicação intracanal e seus diferentes tipos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A técnica pode salvar dentes e faz parte de um procedimento muito comum nos consultórios

O tratamento de canal é um dos procedimentos mais realizados nos consultórios e muito conhecido popularmente. Mas você conhece uma das técnicas aplicadas no canal, a medicação intracanal?

Nesse artigo, vamos conversar mais sobre a medicação intracanal e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema! Para começar, a definição: o que é medicação intracanal?

A medicação intracanal é uma técnica usada após a realização do canal. Ela consiste na aplicação de um medicamento no canal, agora vazio, para evitar futuras infecções e ocupar o espaço físico do canal.

Por que a medicação intracanal é necessária?

O tratamento de canal envolve a retirada completa da polpa dentária. Ou seja, o canal fica “vazio”.

Estudos comprovam que esse não é um bom cenário – e o motivo é simples. Após o procedimento, um canal vazio é sinônimo de lar para bactérias.

Por isso, é necessário aplicar um medicamento que vá preencher o espaço, combater inflamações e impedir a proliferação de bactérias! A técnica é simples e finaliza o tratamento de canal, que após a aplicação do remédio já é concluída com a obturação.

Como deve ser aplicada a medicação?

A medicação deve ser aplicada após a retirada da polpa. O líquido deve estar entre os materiais separados antes do procedimento para facilitar o andamento.

No entanto, algumas dos medicamentos exigem alguns cuidados por parte dos dentistas antes de serem aplicados. Alguns dos medicamentos exigem uma secagem do canal antes do medicamento ser aplicado.

Por isso, se você é estudante de odontologia ou dentista recém-formado, lembre-se sempre de se atentar as exigências de cada medicamento!

Quais são os MICs utilizados?

Os MICs são os medicamentos de intracanal. Eles são muitos, oferecendo vantagens e desvantagens.

Há alguns detalhes, por exemplo, que diferenciam sua ação: o meio em que o medicamento está condicionado altera a duração de sua ação medicamentosa. Avaliamos a duração aproximada de cada um, confira:

  • MIC que utiliza veículo aquoso: 10 dias é o prazo de sua ação medicamentosa;
  • MIC que utiliza veículo viscoso: 30 dias é o prazo de sua ação medicamentosa;
  • MIC que utiliza veículo oleoso: 60 dias é o prazo de sua ação medicamentosa.

Sendo assim, o dentista precisa avaliar qual a dissociação desejada: rápida, lenta ou por longo período. Essa decisão é unicamente tomada pelo profissional da odontologia responsável pelo seu procedimento.

Os medicamentos intracanais já são vendidos para facilitar o uso. Normalmente, você pode encontrá-los em:

  • Tubetes, que facilitam o uso.
  • Em seringas, já com as cânulas estéreis para facilitar a aplicação!

Como evitar a medicação intracanal

Lembre-se, tudo isso só será necessário se você sofrer um trauma dentário ou for pego por bactérias. Enquanto não se pode evitar muito bem o primeiro, o segundo é facilmente evitado com uma boa higiene bucal.

Se você não quer fazer um tratamento de canal e está mais do que feliz em nunca receber uma medicação intracanal, é hora de relembrar todas as regras dos cuidados bucais essenciais!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.