Massoterapia proporciona bem-estar e tem diversos benefícios

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Envolvendo diversos tipos de técnicas, é muito utilizada para proporcionar bem-estar aos pacientes

Muitas pessoas procuram por massagens para resolver pequenas dores e desconfortos do dia a dia. Desse modo, elas optam pela massoterapia e deixam os medicamentos analgésicos de lado.

Auxiliando no combate, principalmente das dores musculares, a massoterapia possui efeitos que vão muito além de uma reabilitação. E tem indicações, inclusive, para problemas odontológicos.

Massoterapia consiste basicamente em um tratamento terapêutico com diferentes tipos e técnicas de massagens aliviando dores corporais.

Esse é um termo mais moderno e indica que o profissional utiliza mais de uma técnica de massagem durante suas sessões. Portanto, o massagista é aquele que usa apenas um tipo de massagem. Já o massoterapeuta inclui diferentes técnicas no tratamento.

Principais Objetivos da Massoterapia

Além de consistir em um conjunto de manobras que proporcionam alívio aos pacientes, é ainda uma técnica com diversos fins, como por exemplo, diminuição do estresse.

Dessa forma, seu principal objetivo esta sobretudo visando o bem-estar do cliente, uma vez que engloba saúde e qualidade de vida de uma forma geral.

Ou seja, é efetiva e pode ser usada tanto para fins estéticos, quanto para terapias. Assim, seus principais efeitos benéficos são:

  • Alívio do estresse;
  • Alívio de dores e tensões;
  • Relaxamento muscular;
  • Liberação de toxinas pela corrente sanguínea;
  • Ajuda a combater a celulite e a gordura localizada;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Proporciona uma sensação de bem-estar;
  • Reduzir odores;

Desde o relaxamento até melhora de humor e o auxílio em algum tratamento médico, os benefícios são diversos.

A massagem dá uma maior potência ao sistema imunológico, trata ainda alguns níveis de depressão. Para fins estéticos, tem sido muito procurada no tão sonhado combate às celulites e gorduras localizadas.

Isso ocorre devido às manobras que são feitas durante os procedimento, pois estas auxiliam na estimulação da circulação linfática e sanguínea, aumento do metabolismo local e eliminação de toxinas.

Em quais casos a Massoterapia é indicada?

Não há restrições quanto às indicações de tratamento por meio da massoterapia. Porém, o que existe são alguns casos em que ela pode ser mais efetiva e recomendada.

Pessoas hipertensas e cardíacas, por exemplo, podem sem problemas fazer a massagem. No entanto, sempre com cuidados e precauções.

Gestantes também estão autorizadas a realizar o procedimento exceto no abdômen. De qualquer forma, o ideal é sempre pedir autorização do seu médico.

O mais importante é sempre buscar por um profissional sério e capacitado que possa indicar se é ou não necessário algum cuidado especial durante a sessão.

Além disso, ele pode se disponibilizar e sanar todas as dúvidas em relação às técnicas de massagem.

Como é aplicada a Massoterapia na Odontologia?

Não existem estudos que comprovem a eficácia da massoterapia por si só em tratamentos odontológicos e em pacientes com disfunções.

Apesar de não ter seu nome original utilizado, é comum observarmos movimentos característicos da massoterapia para tratamento da DTM.

Em muitos casos, como por exemplo o bruxismo, é ocasionada uma dor na mandíbula. Dessa forma, é possível realizar alguns tipos mais básicos de alongamentos.

Porém, massagens mais complexas devem ser executadas por um profissional capacitado. A massoterapia para DTM tem uma relação com seus movimentos, por exemplo, os de amassamento e deslizamentos.

É importante ressaltar novamente, que não é garantido que o tratamento será completamente efetivo apenas a partir da realização da massoterapia. Por isso, converse com seu dentista e saiba como esse técnica pode ajudar.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!