Máscara ortodôntica trata deformidades mandibulares

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apesar da questão estética, a máscara ortodôntica traz apenas benefícios ao usuário

Apesar de trazer alguns problemas estéticos durante o uso, a máscara ortodôntica é altamente indicada na realização de alguns tratamentos ortodônticos.

A máscara ortodôntica é externa a nossa cavidade bucal. É recomendada principalmente quando o dentista não observa a ocorrência de má oclusão classe 3 esquelética em seu paciente.

Máscara ortodôntica é um aparelho ortodôntico e removível utilizado em pacientes que estão em fase de crescimento e apresentam aspecto facial com queixo proeminente.

Ela permite a movimentação ortopédica da maxila para frente e para baixo por meio do remodelamento das suturas maxilares.

Enquanto a mandíbula exerce uma rotação no sentido horário, corrige a concavidade do perfil dos tecidos moles do paciente.

Em alguns casos, além da desproporção facial, o indivíduo também pode apresentar mordida cruzada anterior ou posterior. Nesses casos, a utilização da máscara facial é ainda mais recomendada.

A técnica também pode ser associada a alguns procedimentos cirúrgicos e movimentos de expansão mandibular acelerada.

O ideal é que a terapia seja aplicada, principalmente, em pacientes mais jovens. Afinal, estes estão em fase de desenvolvimento, tornando mais fácil o rearranjo ósseo.

Qual a importância da utilização da máscara ortodôntica?

Muitos pacientes vão ao dentista pensando em corrigir apenas alguns dentes tortos. Entretanto, em algumas situações pode ser detectada a presença de anomalias de crescimento ósseo na parte maxilar.

Quando esse tipo de problema não é tratado corretamente, o quadro pode piorar bastante. Assim, o paciente pode apresentar sérios problemas de apinhamento dental, também tendo seu aspecto facial prejudicado.

Se o tratamento não é realizado em uma idade adequada, o indivíduo precisa aguardar até o termino de seu desenvolvimento ósseo para se cuidar.

Nesses casos, pode ser que o tratamento ortodôntico não seja eficaz. O que pode exigir a realização de algum procedimento cirúrgico, passando por uma situação mais desconfortável e invasiva.

Vale lembrar que, na grande maioria dos casos, a máscara facial de Petit não atua sozinha, podendo sem complementada por um aparelho fixo.

Questão estética da máscara

Por ser externo, esse tipo de aparelho traz ao paciente um envolvimento estético desfavorável. Além disso, ele pode trazer bastante desconforto. Assim, a colaboração do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.

O modelo é recomendado principalmente para crianças e adolescentes, uma vez que estes estão em processo de desenvolvimento. Sendo mais fácil o dispositivo alterar o que for necessário durante essa faixa etária.

Assim, o bullying acaba sendo uma questão extremamente recorrente. Por isso, é fundamental que os pais ou responsáveis estejam sempre atentos a qualquer sinal ou mudança de comportamento da criança.

O legal é ter uma conversa com o seu filho sobre a importância do uso do dispositivo, explicando como o tratamento irá beneficiá-lo no futuro.

Em alguns casos, é recomendado até mesmo buscar ajuda de um psicólogo. O bullying é uma questão social extremamente séria e que deve ser combatido de todas as maneiras possíveis.

Apesar dessa situação incômoda, a máscara ortodôntica traz apenas benefícios ao seu usuário. Logo, deixar de usá-la por uma questão meramente estética não irá ajudar em nada, podendo, a longo prazo, prejudicar bastante.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.