Manteiga de cacau é uma aliada para a saúde da boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Além das estações de frio, também pode ser utilizada durante todo o ano, trazendo benefícios

Quem nunca se deparou com os lábios rachados? É uma sensação bem incômoda e que pode ser facilmente evitada usando uma manteiga de cacau.

Não somente para os lábios, a manteiga de cacau possui diversas outras propriedades que são muito benéficas para o nosso corpo.

Manteiga de cacau é uma gordura comestível e natural que tem uma origem vinda da semente do cacau.

Além de ser usada como hidratante, possui agentes antioxidantes e pode ser encontrada em cosméticos, sabão e também em alimentos como o chocolate.

O que é Manteiga de Cacau?

Como já explicamos anteriormente, ela é um tipo de gordura comestível que é, então, extraída a partir das sementes do cacau.

Ela é muito conhecida por ser usada como hidratante para os lábios, devido a sua textura suave e a alta riqueza em substâncias antioxidantes.

Os principais componentes que fazem parte de sua composição são os ácidos:

  1. Palmítico;
  2. Esteárico;
  3. Oleico

Além disso, uma curiosidade sobre ela é que a manteiga de cacau tem certas propriedades que são exclusivas e não podem ser comparadas a nenhum outro tipo de gordura vegetal.

É devido a sua textura leve e o alto teor de antioxidantes que as indústrias farmacêuticas, alimentícia e a cosmética se interessam tanto por ela.

O processo de produção não é complicado. Porém, é preciso que o cacau esteja maduro. Depois de colhido, ele precisa ser fermentado, seco, torrado e prensado.

É nessa última etapa que a manteiga é extraída. A forma que ela saiu após o procedimento é como uma gordura sólida, bem seca e com uma coloração amarelada.

Propriedades da Manteiga de Cacau

Quer saber mais para que serve a manteiga de cacau? Então acompanhe essa lista com as principais propriedades que a compõem:

  • Hidratante: é ótima para lábios ressecados por ser rica em ácidos graxos vegetais;
  • Emoliente: tem uma capacidade de amolecer a pele. Por isso, serve para tratar calosidades, por exemplo;
  • Anti-inflamatório: fortalece e protege a pele de infecções e inflamações;
  • Cicatrizante: contribui para restauração e regeneração de feridas e ressecamentos na pele e nos lábios.
  • Refrescante: alivia a ardência de queimaduras de sol;
  • Anti-idade: devido aos polifenóis que fazem parte de sua constituição, a manteiga de cacau tem poder antioxidante. Dessa forma, neutraliza a ação dos radicais livres no corpo que desencadeiam o envelhecimento celular.

Vamos entender melhor sobre cada uma de suas propriedades e componentes.

Usos da Manteiga de Cacau

Fora o chocolate, outros alimentos também são beneficiados com a sua textura leve, como exemplo, as manteigas, queijos, doces e sorvetes.

Além disso, um dos componentes que tem um efeito preventivo no risco de doenças cardíacas e do acidente vascular cerebral, é o ácido oleico.

Ele também é muito benéfico na redução das taxas de colesterol ruim no sangue.

Já as propriedades hidratantes e emolientes servem para trazer de volta a oleosidade dos tecidos que foi perdida em exposições de muito calor ou de frio intenso.

Ela consegue ser excelente para a saúde dos lábios, uma vez que é facilmente absorvida pela pele e consegue penetrar as camadas mais profundas, hidratando completamente a área ressecada.

Além disso, costuma também ser elogiada em pessoas que a utilizam para processos de regeneração capilar, deixando a fibra dos cabelos mais macia e maleável.

Por isso, está também presente em xampus e condicionares, além dos hidratantes corporais e em forma de batom para a boca.

Manteiga de Cacau e seus Principais Benefícios

Por mais que possua diversos componentes benéficos, é importante que seja sempre consumida com moderação. Algumas de suas vantagens são:

  • Auxilia na saúde cardíaca: as gorduras saturadas são ótimas para ajudar a reduzir as doenças cardiovasculares. É considerado um alimento anti-inflamatório. Os polifenóis presentes na manteiga de cacau auxiliam a reduzir os riscos de inflamação na aterosclerose, que é o endurecimento das artérias;
  • Devido à presença de antioxidantes importantes como o polifenóis e os flavonoides, a manteiga de cacau possui uma grande vantagem para proteger o seu organismo contra doenças;
  • Combatem inflamações, danos ao DNA e contra as mutações celulares, causadoras de doenças cardiovasculares, câncer e doenças autoimunes;
  • Os polifenóis ainda auxiliam na melhoria da elasticidade da pele, produção de colágeno e tonificação;
  • Promove o equilíbrio hormonal;
  • Melhora o humor por aumentar os níveis de endorfina e serotonina;
  • Combate a constipação e melhora funções intestinais;
  • Combate a aterosclerose (endurecimento das veias), devido a ação dos polifenóis e suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Benefícios da Manteiga de Cacau Para a Pele

Ela é perfeita para tratar e também consegue prevenir o ressecamento, eczema e a dermatite. As doenças mais comuns da pele.

Muitas pessoas costumam misturar a manteiga de cacau com outros óleos essenciais, fazendo então uma composição ainda mais poderosa.

Sem grandes restrições, ela é então muito recomendada para as peles sensíveis e até mesmo nos bebês. Partes do corpo que têm mais tendência a alergias, como o rosto, estão seguras.

Além disso, um dos principais benefícios que também já citamos aqui é o fato de os grãos do cacau possuírem elementos que estimulam a produção de colágeno.

Dessa forma, melhora muito o aspecto e também a elasticidade da pele. Unhas e cabelo também são favorecidos e fortalecidos com o consumo dessas substâncias. Porém, sempre de forma moderado!

Como Escolher e Onde Comprar Manteiga de Cacau?

É fundamental sempre ler o rótulo do produto no momento da escolha para garantir, por exemplo, que ela seja pura e sem a adição de outros óleos.

O mais indicado é, se possível, comprar as que sejam orgânicas pois, além de todos os usos que já citamos anteriormente nesse artigo, se for pura, pode ser utilizada para cozinhar.

É possível encontrá-la facilmente em lojas de produtos naturais, armazéns cerealistas ou ainda em lojas online. Certifique-se também de sua coloração, quanto mais clara, mais próximo da verdadeira.

Em caso de dúvidas, consulte vendedores ou profissionais que saibam sobre as características e propriedades que indiquem uma manteiga de cacau original e de melhor qualidade.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.