Manobra de Chompret não é mais usada na Odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Procedimento de compressão era utilizado após a remoção de dentes da arcada

Assim como diversas áreas da medicina, a odontologia também passa por mudanças, melhorias e atualizações. Por isso, a manobra de Chompret não é mais utilizada.

Conheça mais sobre a função da manobra de Chompret posterior à remoção de um dente.

Manobra de Chompret é uma técnica cirúrgica utilizada antigamente após procedimentos de extração dentária.

Manobra de Chompret na Odontologia

A técnica de Chompret consiste na compressão das duas paredes de um alvéolo dentário.

Alvéolo dentário é uma cavidade óssea responsável pelo alojamento dos dentes.

Dessa maneira, o profissional da odontologia utiliza os dedos para pressionar a parede lingual e vestibular do alvéolo, logo após a remoção de um dente.

O procedimento visa diminuir a espessura do alvéolo dentário. Contudo, atualmente essa manobra cirúrgica caiu em desuso.

Isso porque a realização da manobra após extração dentária pode atrapalhar e até impossibilitar a colocação de implantes dentários, procedimento atualmente comum após a retirada de um dos dentes.

Mas, afinal, como sei quando devo extrair um dente?

Extração Dentária na Odontologia

Uma extração de dente pode ocorrer por diversos e diferentes motivos.

O desenvolvimento de problemas odontológicos advindos do acúmulo de bactérias é um dos mais comuns.

Entre eles, o aparecimento de cáries dentárias se destaca.

Isso porque a lesão estrutural de coloração escura, quando não recebe tratamento adequado, tende a aumentar e prejudicar o dente por inteiro. Desse modo, a remoção se torna sua única opção.

Além disso, outros possíveis motivos para um remoção dentária são dentes de leite que não amolecem no tempo correto ou o doloroso nascimentos dos dentes terceiros molares – também conhecidos como dentes do siso.

A retirada de um dente pode ser necessária até mesmo para correção de problemas ortodônticos. Esses problemas tendem a afetar a arcada dentária por questões genéticas e hereditárias.

Em geral, o procedimento de exodontia não acarreta dor ao paciente, uma vez que são utilizados métodos anestésicos para a realização da cirurgia.

Contudo, é importante ficar atento aos variados cuidados necessários após passar por uma extração dentária. Entre eles, podemos citar:

  • Evitar a ingestão de alimentos sólidos;
  • Não consumir alimentos em temperaturas muito altas;
  • Evitar ficar exposto ao sol por muito tempo;
  • Não realizar bochechos com força. Isso porque os pontos de sutura feitos após a cirurgia podem vir a estourar;
  • Dormir com a cabeça mais alta que o corpo. Isso evita que o sangramento seja estimulado;
  • Tomar a medicação prescrita pelo profissional da odontologia que realizou o procedimento. As substâncias tendem a ajudar na cicatrização e evitam desconfortos maiores;
  • Não esquecer de realizar uma boa higienização bucal a fim de evitar a acumulação de bactérias. Contudo, é importante tomar cuidado com a área na qual foi realizada a extração.

Uma vez que grande parte dos casos de remoção dentária é consequência do desenvolvimento de doenças infecciosas na cavidade oral, manter a saúde bucal em dia é uma boa forma de fugir do procedimento.

Com a atualização dos procedimentos odontológicos atualmente, é raro encontrar profissionais que ainda realizem a manobra de Chompret.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.