Mandibulectomia é um procedimento importante na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Afetando diferentes tipos de pacientes, frequente na região do pescoço e da cabeça

As cirurgias de câncer, também conhecidas como cirurgias oncológicas, são muito conhecidas na área da odontologia. A mandibulectomia faz parte desses procedimentos.

Assim como ocorre no caso da mandibulectomia, é fundamental que os cirurgiões-dentistas saibam lidar com todos os tipos de pacientes. Principalmente os portadores de câncer, que podem precisar de cuidados especiais.

Mandibulectomia, também conhecida como ressecção mandibular, é o procedimento que remove por inteiro ou parte do osso da mandíbula.

Normalmente, essa remoção é necessária devido à presença de um tumor que se desenvolveu dentro do osso maxilar.

O Que é a Mandibulectomia?

Assim como estávamos explicando anteriormente, essa ressecção marginal é um procedimento que irá realizar o tratamento de câncer na região da mandíbula. Mais precisamente na parte interna do osso.

Além disso, essa ressecção pode ocorrer devido a manifestação de um ameloblastoma. Isso acontece então quando se observa que há um afastamento das raízes e também uma lesão radiolúcida mal definida.

Dessa forma, a reconstrução da mandíbula nesse tipo de cirurgia só ocorre em certos casos. Como exemplo, quando os problemas evoluem do fechamento primário sem reconstrução, para o atual padrão dos retalhos microcirúrgicos.

Como é Feita uma Mandibulectomia?

Primeiramente, os exames que antecedem e dão toda a base para realizar esse procedimento são as radiografias. É fundamental que o dentista analise certos pontos nesse primeiro momento. Como por exemplo:

  1. Analisar quais são as condições do osso da mandíbula do paciente antes de realizar qualquer tipo de tratamento;
  2. Verificar se o osso mandibular apresenta um aspecto normal e não há nenhuma evidência de que o câncer se disseminou para o seu interior;
  3. Se a imagem da radiografia mostra ou não que o tumor já invadiu o osso da mandíbula.

Caso a situação exposta no item dois seja o caso do paciente, é realizada então apenas a ressecção mandibular parcial.

Essa também é conhecida como mandibulectomia marginal, onde apenas um pedaço do osso da mandíbula é removido.

Já se a outra situação em que o tumor tomou conta de uma parte maior e mais eterna do osso ocorrer, o processo é diferente.

Nesse caso, é então necessário realizar uma remoção completa do osso da mandíbula. Essa é conhecida pelo seu nome técnico, mandibulectomia segmentar.

Ainda assim, é importante frisarmos que, nesse procedimento, o que ocorre ainda é que, parte da mandíbula que passou pelo processo de remoção, pode ser substituída.

Normalmente, essa substituição é feita com um pedaço de osso que foi retirado de uma outra parte do corpo do paciente, como por exemplo, da fíbula ou do osso da bacia. Esses são os mais comuns.

Porém, se for o caso, dependendo da situação do paciente e de seus dentes, pode-se ainda ser implantada uma placada metal bem no lugar da mandíbula.

Quando a Mandibulectomia é Indicada?

O tratamento para esse tumor odontogênico é indicado principalmente nos casos dos pacientes que apresentem uma patologia benigna.

Embora a mandibulectomia seja um procedimento consideravelmente complicado, apresenta ótimos resultados e, consegue devolver a competência oral do paciente.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!